Como se autoavaliar, perder peso, economizar dinheiro e até vender mais

No ano passado, dediquei-me a estudar a alta performance. Descobri várias coisas interessantessobre como funciona o cérebro e o comportamento humano.

Existem vários ‘truques’ muito simples que ajudam pessoas que entendem como usá-los a atingir de maneira mais rápida e sustentável seus objetivos.

Por exemplo: você sabia que a melhor coisa que você pode fazer para emagrecer é começar a contar exatamente quantas calorias você comeu no dia? O simples fato de você começar a contar as calorias faz com que você comece a prestar atenção no que come e a se controlar melhor.
A mesma lógica serve para parar de fumar (quantos cigarros a pessoa fumou no dia), para economizar dinheiro (quanto gastei hoje?) e até mesmo para atitudes e comportamentos- quantas vezes fui gentil? Quantas vezes perdi a paciência?
Nosso cérebro funciona assim: nós lhe damos uma missão e ele cumpre aquela missão. Por isso é tão importante definir a ‘missão’, o objetivo, o que você quer exatamente. Isso muita gente faz, mas a falha vem no segundo passo.
O passo seguinte é onde o sonho encontra a realidade. Decidi que quero alguma coisa, defini um objetivo. E agora?
Agora é colocar em prática. E a melhor forma de fazer isso, segundo os especialistas, é começar a prestar atenção aos pequenos detalhes do dia a dia que, feitos de maneira consistente, vão levá-lo a se aproximar cada vez mais do seu objetivo.
Note que a mesma lógica serve perfeitamente para a área de Vendas.
Um exercício que tenho feito nas palestras, por exemplo, é o que se chama de Dia Perfeito. Você pede para que os vendedores listem 10 coisas que deveriam acontecer num dia perfeito.
Elas fazem a lista e depois se autoavaliam usando aquele check-list.
Como são 10 coisas, ao final do dia fica fácil dar uma ‘nota’ para o dia.
a) Se uma coisa foi feita ou aconteceu, ganha um ponto.
b) Se não foi feita ou não aconteceu, zero ponto.
c) Chega no final e faz a soma: qual a nota para aquele dia?
O simples fato das pessoas começarem a avaliar seus dias faz com que prestem atenção nas suas prioridades e, por consequência, comecem a fazê-las.
Outro exemplo bem prático da área de Vendas: ao nosso curso online Alta Performance em Vendas, pedimos que os alunos se avaliem e decidam quais são as áreas prioritárias para melhoria.
A imensa maioria fica muito espantada quanto se avalia e descobre que sua nota é bem mais baixa do que achava. Ou seja, a maior parte dos vendedores se acha bem melhor do que realmente é.
A parte interessante vem logo a seguir, quando se deparam com os resultados (que eles mesmos criaram, seguindo nossas instruções). Invariavelmente, o processo é mais ou menos assim:
1.       Uma sensação inicial de frustração (que é normal, afinal de contas a pessoa acabou de descobrir que não é tudo aquilo que pensava ser).
2.       Uma pausa séria para repensar e analisar tudo que vem sendo feito.
3.       A decisão de que algumas coisas claramente podem e precisam ser melhoradas.
4.       Criação de um plano de ação de desenvolvimento e aprimoramento pessoal.
5.       Uma sensação renovada de energia e entusiasmo, pois o caminho fica claro. A pessoa sabe exatamente o que precisa fazer, como vai fazer e o que vai ganhar (os benefícios) de melhorar primeiro a si mesmo/a, depois, como consequência, seus resultados.
Tenho visto isso acontecer com tanta frequência que me espanta como não seja feito mais vezes pelas empresas ou pelos próprios vendedores.
No curso Alta Performance em Vendas usamos a Roda das Vendas (com os 8 passos da Venda – Planejamento, Prospecção, Abordagem, Levantamento de Necessidades, Proposta de Valor, Negociação, Fechamento e Pós-Venda), mas você pode criar, sozinho ou com a equipe, um check-list do seu ‘Dia Perfeito’.
Aqui vale uma pausa para um comentário rápido.
Depois de ter feito o exercício com centenas de vendedores, aprendi algumas coisas. Por exemplo, a maioria das pessoas quer começar o dia tranquilo e isso significa acordar cedo. Para acordar cedo, descansado e animado, você precisa ir dormir cedo.
Está entendendo como essa lista funciona? Ela obriga as pessoas a começarem a programar seu dia de maneira muito mais pró-ativa.
Se eu estou precisando prospectar clientes, então coloco isso na minha lista: ligar ou visitar pelo menos 3 potenciais clientes por dia. Ao final do dia, fica muito fácil avaliar se fiz ou se não fiz.
Se fiz, dou-me um ponto, meu dia fica com uma nota maior e fico mais motivado para prospectar novamente amanhã.
Se não fiz, dou-me zero, meu dia termina com uma nota menor e já sei o que tenho que fazer amanhã (prospectar!).
Esse acompanhamento diário é fantástico. Faça o exercício, crie seu check-list do dia perfeito (10 itens no máximo) e notará resultados imediatos.
No Alta Performance em Vendas usamos a Roda das Vendas, que é mais completa, mas para começar o Dia Perfeito é maravilhoso. E você pode começar agora mesmo se quiser.

Por: Raúl Candeloro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp