3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp
Pela
popularidade, você deve imaginar que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos
brasileiros. Inclusive ele carrega o título de ‘aplicativo preferido’ de 68%
dos usuários.
Não
à toa, o app deixou de ser apenas uma rede social de bate-papo para ganhar
atributos como catálogo online, um modelo Business para empresas e
funcionalidades que visam facilitar a vida de quem quer fazer negócio dentro do
aplicativo.
Se você ainda não usa o WhatsApp para vender ou se já está usando, mas não está tendo o resultado esperado, construímos este artigo para sugerir estratégias para você e para os vendedores da sua distribuidora usarem e venderem pelo WhatsApp.
Como vender pelo WhatsApp: comece pela versão business
Ao
decidir fazer vendas pelos WhatsApp, muitos negócios acabam utilizando a conta
que já era usada na empresa para comunicações breves com clientes, fornecedores
ou até internamente, sem antes transformá-la numa conta comercial.
E
este é o primeiro passo que a sua distribuidora deve adotar para vender pelo
Whats: utilizar a versão business, que possui funcionalidades que otimizam o
uso das empresas.
No WhatsApp Business o perfil passa a funcionar como um cartão de visitas, por isso, é necessário preencher os campos e informações corretamente, já que ele será um ponto de identificação para dos clientes.
Outro detalhe é que os usuários saberão que estão conversando com uma conta comercial, o que gera mais confiança e faz as pessoas se sentirem mais seguras sabendo que estão realmente falando com um negócio profissional.Mais um benefício para sua distribuidora é que o WhatsApp Business permite que você utilize um telefone fixo para contato. Ou seja, você pode utilizar o telefone que os clientes já estão familiarizados com número para criar um perfil comercial.
Além
de ser fundamental para controle da sua carteira de clientes, isso evita que os
contatos profissionais acabem se misturando com a agenda pessoal dos vendedores
– o que pode dificultar MUITO as coisas para aplicar estratégias.
Além disso, atualmente já existem diversas APIs de integração que possibilitam que você controle diversos números de telefone através de uma plataforma ou ferramenta única.
WhatsApp Business, número comercial e padrão de comunicação
Mesmo nos negócios que têm uma cultura empresarial muito bem definida, é natural que vendedores com personalidades diferentes também tenham formas diferentes de falar e se comunicar.Por isso, quando você adota um canal de comunicação como o WhatsApp, é indicado criar uma cartilha de comunicação para os vendedores.
A
cartilha pode orientar sobre as práticas e postura da empresa, além de reforçar
normas de ortografia e escrita.
3 estratégias para vender pelo WhatsApp
Enquanto para as empresas é natural possuir o telefone, e-mail e outros dados cadastrais bastante pessoais (como CPF e RG) que facilitam o contato com os clientes, do outro lado, para os clientes poucas coisas são mais incômodas do que receber ofertas e promoções que não foram solicitadas.
Nessa hora, criar uma estratégia que desperte interesse, ou que ao menos seja relevante, é primordial para que o seu número não seja bloqueado ou vá parar numa lista de spam.
Abaixo, explico três estratégias que você pode utilizar como base para iniciar as vendas pelo WhatsApp aí na sua distribuidora.
Conteúdo
Sabe todas as vezes que você foi a uma loja procurar um produto, analisar modelos e comparar preços, mas o vendedor insistentemente ficou oferecendo opções sem considerar suas necessidades e sem dar abertura para você fazer isso de maneira autônoma?
Saiba
que é facinho reproduzir esse comportamento no ambiente digital, principalmente
numa conversa privada no WhatsApp.Por isso, antes de sair oferecendo produtos,
marcas, descontos ou parcelamentos, que tal pensar numa estratégia de conteúdo
para a sua distribuidora?
Você pode falar sobre:
Maneiras de organizar o estoque
Comparar produtos e o custo-benefício entre eles
Aprofundar as informações sobre as marcas e origem dos itens que você vende
Dar dicas que podem auxiliar seus clientes no dia a dia a frente dos negócios
Para
que isso funcione bem, experimente criar um cronograma que possibilite entender
a maturidade dos clientes que estão recebendo os conteúdos, assim você vai
conseguir analisar melhor o momento de iniciar uma conversa para vender.Outro
bom motivo para criar um cronograma é que você não vai querer enviar para
aquele cliente que acabou de chegar, o mesmo email que você encaminhou para o
cliente que já está há três meses recebendo um conteúdo por semana, numa fase
muito mais avançada.
Lista de transmissão
Os grupos de WhatsApp costumam ser efetivos em muitas situações. Porém, podem ser bem desagradáveis em outras.
É
que muitas pessoas não gostam de estar neles, não conseguem acompanhar
conversas ou debates por falta de tempo e podem acabar perdendo links,
conteúdos e informações relevantes enviadas pela sua distribuidora.Sem contar
que sem um moderador presente o tempo todo, é muito fácil que um grupo saia do
controle com debates, discussões e assuntos que saem do propósito.
Crie estratégias para coletar números de telefone
Com uma estratégia bem definida para vender pelo WhatsApp, é hora de explorar esse canal!
Utilize
as outras redes sociais, o site e blog da sua distribuidora para coletar mais
números de telefone para as suas listas de transmissão.
Cadastre seu número de telefone para receber conteúdos personalizados direto no WhatsApp e ganhe 10% na sua primeira compra.
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Vender pelo WhatsApp: uma estratégia possível
O WhatsApp não é apenas uma rede social para trocar mensagens, imagens e brincadeiras.
É
possível usar a familiaridade que os usuários já têm com app a favor do seu
negócio, tornando as vendas mas diretas e a comunicação muito mais próxima do
cliente.