Como fazer vendas rápidas e não perder os clientes indecisos

O mundo corre cada vez mais rápido. Para ter sucesso não só no ramo de imóveis, mas nos negócios de forma geral, é fundamental se adaptar rapidamente às mudanças do mercado ou do ecossistema ao seu redor. Tratando-se de vendas, um dos maiores medos dos profissionais é se deparar com um cliente que visita um grande número de imóveis e não se decide sobre o que quer.

Os clientes indecisos tomam bastante tempo dos corretores, mas existem algumas práticas de vendas que agilizam esse processo. Quer saber quais são? Confira!

Drible a insegurança do cliente. 
Quando o assunto é cliente indeciso, tenha uma coisa em mente: a insegurança é o ponto que deve ser combatido. Este é o tipo de pessoa que não se sente à vontade para tomar as decisões por ela mesma, principalmente as maiores, como comprar um apartamento, estando sempre aberta a ouvir opiniões. Esteja preparado para decidir por este cliente e seja mais incisivo na apresentação do imóvel. Use argumentos fortes para, com rapidez, ajudar o cliente a tomar uma decisão. Também é importante enfatizar, no final da negociação, que o cliente fez o melhor negócio possível. Dê segurança.

Alguns clientes com esse perfil andam acompanhados de parentes ou amigos de confiança, nesses casos é preciso conquistar também o acompanhante, garantindo que o conselho seja favorável à compra.

Agilidade: a alma do negócio

É fato: os clientes estão sempre com pressa. É cada vez maior o número de pessoas que quer rapidez no atendimento e não um relacionamento com quem está vendendo. O ponto positivo é que esse tipo de cliente não costuma se ater a detalhes e confia nas informações do corretor. É a sua chance de realizar um atendimento rápido, apresentar seus imóveis com objetividade e levar o cliente a uma decisão. Lembrete: sempre responda às perguntas com agilidade. Isso conta pontos.

O corretor deve ser (e não estar) disponível

Quando a pessoa está em busca de um imóvel para comprar ou alugar ela precisa de resultados rápidos. A oferta no mercado, principalmente nas grandes cidades, é enorme. A quantidade de corretores, também. Para não perder uma venda, ser ágil é preciso. Não deixe de atender e, principalmente, retornar a ligação dos clientes. Responda aos e-mails que pedem informações sobre seus imóveis e entre em contato o mais rápido possível para agendar uma visita. Se você quer agilizar a venda, as respostas devem ser ainda mais ágeis.

Ser corretor é estar sempre a disposição para vender!

Saber escutar é um dom que você deve desenvolver

Para ser um bom vendedor, é preciso saber escutar. Busque entender o que o cliente – principalmente o tipo indeciso – quer e o que ele precisa. Trace um perfil daquele consumidor, elencando mentalmente tudo o que ele busca não só em um imóvel, mas também em um prédio, condomínio, bairro… Faça perguntas sobre o estilo de vida do cliente e o de sua família. Ao compreender suas necessidades você poderá agir com mais rapidez e entregar exatamente o que ele quer.

Ofereça imóveis adequados ao perfil do cliente

Quando você conhece bem a pessoa para quem você quer vender o processo fica bem mais ágil, pois você não perde tempo oferecendo imóveis que simplesmente não vão interessar ao cliente. Uma pessoa que busca um apartamento de frente para a praia certamente não se interessará em visitar – e muito menos comprar – uma casa na Serra. Faça uma seleção dos imóveis que você tem disponível que seja adequada à pessoa com quem você está negociando. Você também pode fazer parcerias no BemDireto para atendê-la da melhor maneira possível.

Para agilizar as vendas e não perder os clientes indecisos é fundamental conhecer os imóveis que você está vendendo. Saiba de cor todas as caraterísticas, informe-se sobre o prédio, sobre o bairro e sobre todos os valores envolvidos, inclusive taxas como IPTU e condomínio. Tendo todas as respostas na ponta da língua, você passa segurança para o cliente e rapidamente mostra que ele está fazendo um bom negócio comprando com você.


Com as dicas acima você terá mais poder de persuasão perante os indecisos. Agora corra atrás dos clientes que se encaixam nesse perfil e volte para comentar como foi!

Fonte - blog Bemdireto.com.br

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