Concorrência: encare-a de forma positiva para aprimorar sua empresa
Você já deve ter ouvido um ditado que diz “nenhuma estratégia sobrevive ao primeiro contato com o inimigo”. Esse dito militar pode ser aplicado ao mundo dos negócios tranquilamente. Por isso, analisar a concorrência é importante para qualquer negócio e deve fazer parte da estratégia da empresa.
Não é segredo para nenhum empreendedor ou gestor de negócios que existe uma competição para conquistar espaços no mercado, cativar clientes e aumentar as vendas. Todo mundo trabalha em busca do sucesso comercializando seus produtos e/ou serviços. O concorrente, no entanto, não precisa ser visto como um vilão. Aliás, ele deve ser observado de maneira estratégica para que você identifique quais aspectos aprimorar no seu negócio.
1. Como primeiro passo,
recomendo que você identifique seus concorrentes
Entenda quais empresas vendem produtos ou serviços similares aos seus,
quais empresas atingem um público-alvo semelhante, o que aconteceria se você
mudasse suas ofertas para atrair um grupo diferente de clientes, quais motivos
levam seus clientes potenciais a procurar seus concorrentes, que tipo de
vantagens eles percebem, de que forma sua empresa é superior à concorrência,
onde seu competidor é vulnerável e como você pode explorar isso – e vice versa
– além de entender a viabilidade de alterar a sua estratégia de marketing para
alcançar o domínio em um nicho ou mercado específico.
Outra dica que pode ser curiosa no início, mas que faz muito sentido.
Infelizmente, muitos empreendedores descartam ou ignoram seus principais
concorrentes. Pensam e dizem que os clientes que preferem suas ofertas são simplesmente
ignorantes ou estão sendo enganados. Como resultado, não conseguem observar
grandes oportunidades e aprender a superar seus concorrentes em mercados
difíceis. Uma das estratégias de negócios mais eficazes é sempre admirar os
concorrentes bem-sucedidos. Nunca os desprezar. O indicado mesmo é estudá-los.
Aprender com eles e com a análise da concorrência, respeitando o que eles estão
fazendo bem e procurando formas de superar suas melhores características.
4. Faça uma análise mais atenta relacionada aos preços praticados pela concorrência, especialmente no caso de produtos ou serviços similares
Com base nessa avaliação, será possível entender os motivos de uma
possível falta de competitividade, averiguar se sua empresa é eficiente nos
processos para que o preço se mantenha competitivo, se a condução do negócio
não interfere na qualidade dos produtos e serviços e na produtividade da
empresa, entre outros aspectos.
Boas Vendas...
Fonte - televendasecobranca
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