Venda pessoal: o que é e como ela pode ajudar nos resultados da empresa
Você sabe o que é venda pessoal?
Em poucas palavras, podemos resumi-la como:
A prática de abordar um potencial cliente pessoalmente a fim de concretizar uma venda.
O que é venda pessoal?
Trata-se da comunicação verbal e direta que explica como determinado produto ou serviço pode satisfazer às necessidades do potencial cliente.
Nesses encontros presenciais, o representante comercial apresenta as funcionalidades do produto ou serviço oferecido. Além disso, esclarece dúvidas e procura persuadir o seu prospect a comprar o que ele se dispõe a vender.
O vendedor, obviamente, é peça-chave desse
processo de venda. Dessa forma, ele atua como um elo entre a empresa que ele
representa e o cliente, transmitindo os desejos e as necessidades de ambas as
partes para ambas as partes.
Personalização da mensagem comercial
A troca de informações se dá com maior abrangência e a atenção do cliente fica menos dispersa na hora de expor as funcionalidades e vantagens do produto. Além disso, o feedback é imediato e desenvolve-se um relacionamento mais sólido.
A venda pessoal permite também escolher quais
potenciais clientes abordar. Dessa forma, evita-se perder tempo com aqueles que
não estão (ainda) interessados no produto ou serviço ou que se encontram em um
estágio “menos amadurecido” no Funil de Vendas.
O que é venda pessoal em marketing?
A venda pessoal pode ser encarada também como uma importante ferramenta de marketing. Ela é especialmente útil para empresas que comercializam produtos ou serviços de caráter mais complexo ou com valor mais elevado.
Sua natureza mais interativa e de face a face faz da venda pessoal uma ferramenta bastante eficaz na construção de um relacionamento mais duradouro com os clientes.
Na venda pessoal, o potencial cliente recebe a informação sobre o que está sendo vendido e imediatamente reage ao que lhe foi exposto pelo representante comercial. Este, por sua vez, também reage às necessidades do cliente adaptando seu discurso e sua apresentação, resultando, assim, em um maior número de vendas.
No mercado B2B, a ferramenta de venda pessoal é bastante útil quando:
A quantidade de potenciais compradores é mais restrita;
Quando os prospects estão geograficamente concentrados;
Quando a tendência é que eles comprem em
maiores quantidades.
Por que a venda pessoal é importante?
A venda pessoal possibilita um melhor entendimento das necessidades do cliente. Por estar mais atento aos sinais que os clientes enviam, o vendedor pode prestar um atendimento mais personalizado e, assim, concluir a venda.
A venda pessoal é especialmente importante
para empresas que trabalham com a comercialização de produtos que têm o ciclo
de venda mais longo. Isso porque o acompanhamento de vendas feito pelo
representante comercial permite que ele influencie cada etapa do processo de
compra, explicitando os benefícios do produto ou serviço oferecido.
Relacionamento com o cliente e venda
pessoal
A importância da venda pessoal também está na
possibilidade de desenvolver um relacionamento mais sólido com os clientes.
Essa construção se dá não apenas na assinatura do contrato de venda, mas também
no pós-venda.
A venda pessoal é também uma importante
prática para chegar até clientes que não são facilmente alcançáveis e
persuadidos por outras estratégias de venda.
Fonte - Televendasecobrança.com.br
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