Confiança é base de qualquer
relacionamento, escreve Sofia Esteves, na sua coluna de hoje
A afirmação “trate os outros como
gostaria de ser tratado” pode ajudar a melhorar de forma significativa a
satisfação e credibilidade dos clientes e também dos colegas de trabalho. Somos
profissionais únicos e, como pessoas, temos maneiras e gostos diferentes. Mas,
falar sobre a importância da confiança nos relacionamentos pode até parecer
papo de guru de autoajuda. Porém, acredite, isso também é muito importante no
campo do relacionamento corporativo.
Denise Lee Yohn, uma das
principais autoridades em posicionar grandes marcas e autora do livro “What
Great Brands Do”, dá dicas e nos inspira a melhorar os relacionamentos, as
conversas e os diálogos no ambiente de trabalho:
1. Use sempre o nome dos
profissionais que se relaciona, pois, o nome de uma pessoa é para ela o som
mais doce e importante em qualquer idioma e isso a faz sentir bem!
2. Preste atenção na velocidade
dos diálogos. Se um fala velozmente e o outro discursa mais lentamente, muito
provavelmente você irá dominá-lo e frustrá-lo rapidamente. Por outro lado, se
fala devagar com alguém que é muito rápido, isso também pode causar frustração.
Aprenda a acelerar ou desacelerar de acordo com cada perfil de profissional e
cliente. Isto é conhecido como “Rapport”.
3. Tome boas notas durante a
conversa, especialmente se estiver falando com alguém que é direto e busca por
entregas eficientes. Repetição contínua, desanima quem está do outro lado. Mas,
claro que, pergunte e reafirme se está seguindo o caminho certo, seja para o
chefe ou para um parceiro…isso melhora a experiência e otimiza tempo de ambos
os lados.
4. Ouça as pessoas e se
necessário for, use frases como: “só para ter certeza se ouvi corretamente” ou
“obrigado por essa valiosa informação”.
5. Seja gentil e educado, pois
por mais que pareça óbvio, muitos profissionais ainda se comportam de forma
rude e sem paciência. Garanto que essa postura leva a índices de rejeição
grave!
6. Assuma a responsabilidade de
cuidar da imagem da sua empresa e do parceiro que te atende, pois desta forma
um bom relacionamento trará frutos excelentes para as companhias. Você já parou
para pensar que, sem relacionamento com o cliente é impossível alcançar
resultados efetivos?
Não devemos nos esquecer que, no
relacionamento com clientes, é bem importante estabelecer uma proximidade
saudável, sendo a melhor forma de garantir que tudo correrá bem ao longo do
ciclo dele em sua empresa. Quando você demonstra que ele é importante, que você
está acompanhando de perto tudo que diz respeito ao seu negócio, você o
conquista!
Porém, assim como em qualquer
relacionamento, é necessário “reacender a chama da paixão” todos os dias para
que a relação não esfrie. É preciso trabalhar duro para que o seu cliente se
apaixone por você todos os dias – como se fosse a primeira vez!
Fonte - site televendas&cobrança.
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