TRANSFORMANDO TEMPO EM DINHEIRO
Esse post tem um objetivo em
principal: provar que tempo não é dinheiro. Se eu tenho todo o tempo do mundo,
então eu sou rico? Não, não, não. Este conceito errado e atrasado toma conta
das pessoas, que acabam nem se dando ao luxo de refletir sobre o tema – afinal,
hoje em dia ninguém tem tempo (mas tem dinheiro).
Porém, é muito fácil de corrigir
a antiga expressão. Na verdade, tempo pode ser dinheiro. Mas para isso há um
pressuposto básico, que é saber administrar seu tempo. Vivemos em um mundo onde
cada vez mais se buscam formas de aproveitar os minutinhos que sobram entre uma
função e outra, e não se organizar para aproveitar seus prazos pode ser uma
excelente forma de perder tempo (e dinheiro).
Cada pessoa possui uma
calculadora dentro da cabeça. Esta maquininha um pouco conhecida se chama
cérebro, que de maneira empírica projeta quanto tempo você vai levar para
desempenhar cada função. Em outras palavras, o planejamento não é tão teórico
quanto parece, e sim apenas uma nomenclatura que damos para o fato de nos
organizarmos em relação aos nossos prazos.
No entanto, a organização do
tempo exige alguns aspectos mais técnicos que devem ser levados em
consideração. Toda a atividade possui um prazo. Não são poucas as vezes que
temos de fazer um trabalho para ontem. Para fim de organização, é extremamente
importante dar prioridade para as devidas atividades, que são divididas em dois
tipos. As urgentes são aquelas que precisam ser feitas em um exato momento. As
importantes são as que refletem diretamente na sua função dentro da empresa – e
no seu possível crescimento.
Existem etapas a serem seguidas
para que as atividades sigam um foco e sejam desempenhadas da melhor maneira –
o que pode aumentar a produtividade, e aí sim aumentar seus ganhos.
1 - Logo após abrir seus e-mails de
manhã, escreva em uma folha todas as atividades que devem ser feitas durante o
dia, lembrando das que ficaram pendentes do dia anterior.
2 - Numere as atividades na ordem de
prioridades mais compatível com seus prazos.
3 - Se organize, colocando que
atividades devem ser feitas até ao meio-dia, ou como achar viável. A
denominação de um prazo hábil ajuda você a manter um bom ritmo de trabalho, mas
seja realista com os prazos, para que você não enlouqueça ao fim do expediente.
4 - Ao fim do dia, avalie como foi
seu ritmo de trabalho e faça as mudanças que precisar. Nem todos os
colaboradores são rápidos em suas atividades cotidianas.
5 - Já organize em uma folha as
atividades que ficaram pendentes, para ajudar o trabalho do outro dia.
No início, pode parecer um pouco
chato, mas com o tempo isto vai se tornar uma rotina. E assim você vai
verificar que fica cada vez mais difícil se organizar sem escolher prazos.
Afinal, tempo pode ser dinheiro. E ninguém quer jogar dinheiro fora.
(créditos da foto para
stock.xchng)
Fonte - produzindo.net
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