PROSPECÇÃO DE CLIENTES E A ARTE DE PERGUNTAR !
Boas perguntas podem fazer a diferença para
prospectar e fechar negócios
Você sabe o poder de uma pergunta? Até hoje os cientistas se questionam
sobre a origem do universo, se a opção sexual é definida pela genética, se Deus
existe e personalidades do meio científico como Stephen Hawking, vivem em
função de responder perguntas. A partir dessas perguntas e de suas respostas
podemos participar das mudanças no mundo e na sociedade.Baseado nessa premissa, podemos afirmar que mais importante do que as
respostas são as perguntas, principalmente como são formuladas. Questionamentos
podem fazer pessoas refletirem, despertarem a atenção, podem
motivar/desmotivar, disseminar uma nova ideia, levar pessoas a agir e,
sobretudo, ser uma ponte na comunicação entre as partes. Como saber mais sobre
algo ou alguém se não perguntarmos?
Formular perguntas na prospecção de clientes tem o mesmo objetivo: fazer
o cliente refletir, despertar a atenção, motivar, provocar ação.
A pergunta usando “Por que”?
Quando você começa uma pergunta com o “Por que”, o máximo que você vai
conseguir é uma justificativa. O ‘por que’ sugere uma acusação, é como se o
cliente/pessoa tivesse que se explicar.
Exemplo: “Por que a sua empresa utiliza o
equipamento X e não o Y?
Reposta: “Por que o produto X tem um preço
mais competitivo e a qualidade é superior.”
Neste caso, uma tentativa de mudar a opinião deste cliente alegando que
o produto Y também é bom, ou até melhor, pode soar como um embate, o que poderá
gerar uma quebra de rapport. O cliente pode se sentir desconfortável em ver a
sua posição ou opinião desafiada. Iniciar perguntas com o “Como”, “O que”,
“Qual”, Quando” são mais sutis e podem estimular respostas mais reveladoras.
Exemplos:
“O que você acha do custo benefício do produto Y comparado com o X?”
” Quais são os pontos positivos do produto X e quais os pontos negativos?”
Estimulando a resposta “Não”
Observe as perguntas abaixo, comuns no processo de prospecção por
telefone:
·
Vendedor: “É uma boa hora para
conversarmos?”
·
Decisor : “Não”
·
Vendedor: “O senhor tem três
minutos?”
·
Decisor: “Não”
Quando você dá uma escolha para um cliente entre o “sim” e o “não”, ele
pode optar pelo “não”. ..
Nos exemplos acima, as perguntas fechadas quase imploraram por um não. É
possível formular perguntas diretas fechadas que induzem a uma resposta que vai
lhe dar um link para continuar a conversa, mas muito cuidado com o tipo de
pergunta, pois muitas vezes o cliente se sente coagido e desconfortável. As
perguntas diretas fechadas são úteis para checar informações ou para levar o
cliente a uma uma resposta que você precisa e quer ouvir para continuar a sua
abordagem.
Exemplos:
“Posso falar em 3 minutos como reter seus clientes?”
“O Sr. sabe como evitar manutenções frequentes no produto X?”
“Você sabe quantos clientes sua empresa perdeu nos últimos 12 meses?
“Você tem interesse em conhecer as novidades e melhorias para o
produto/serviço X?”
Os exemplos das perguntas acima têm o propósito de fazer o decisor
refletir, despertar a curiosidade ou gerar um diálogo, evitando barreiras.
Perguntas indiretas:
Perguntas indiretas deixam passar desapercebido que você quer
informações sobre o atual fornecedor, processos, necessidades ou carências,
além de levantar possíveis problemas com o fornecimento, o que pode ser
positivo se você tem uma solução.
Exemplo: “Quais os principais problemas que você enfrenta atualmente com
o fornecimento do produto X?”
Seria diferente e negativo se você perguntasse: “Você está satisfeito
com o atual fornecedor?” Esta pergunta pode soar desconfortável e antiética
para um decisor – e ele poderá não responder.
Perguntas abertas direcionadas:
Perguntas abertas direcionadas: deixam espaço para o decisor expresse
sua opinião, mas você induz as algumas respostas para levantar problemas.
Exemplo: Que melhorias você implementaria no fornecimento deste produto?
( )Facilidade na montagem
( )Preço
( )Entrega mais rápida
( )Suporte 24hs
( )Outras ___________________
Neste tipo de pergunta, as opções que você indica ao decisor são os
pontos de deficiência do atual fornecedor e que você pode suprir. É a técnica
do levantar problemas para depois sugerir uma solução ou o seu diferencial. A
opção “outras” deixa o cliente falar abertamente apesar das suas sugestões.
Esse tipo de pergunta lhe dá também uma visão da área onde o cliente
está mais insatisfeito. Se o cliente responde “entrega mais rápida”, por
exemplo, você pode continuar perguntando até chegar ao agendamento.
“O Sr. acha interessante um sistema just in time?”;
“Entrega programada resolveria o problema?”;
“Em quanto tempo essa entrega mais rápida seria satisfatória?”
Perguntar não perguntando
Existe uma estratégia de linguagem ericksoniana baseada nos ensinamentos
de hipnose de Milton Erickson, onde se faz uma afirmação que gera uma resposta.
Chamamos essa técnica de perguntas embutidas.
“Fico me perguntando se você está satisfeito com o seu atendimento.”
“Estou interessado em saber se você conhece os benefícios que X pode
proporcionar ao se processo de produção.”
Nos exemplos acima não existe uma pergunta, não utilizamos pronomes e nem
advérbios interrogativos, mas com certeza o interlocutor vai responder!
A Pergunta na hora certa
“Meu nome é Alice e sou da XXX. A XXX é uma empresa especializada em
XXX. Tenho uma solução inovadora e de baixo custo para lhe apresentar! Será que
podemos agendar nesta semana uma apresentação dos nossos serviços? (Nunca
esquecer que as abordagens padronizadas e clichês têm pouco resultado”).
A pergunta no processo de prospecção tem como principal objetivo
despertar o interesse e sondar. Uma pergunta solicitando um agendamento de
reunião só deve ser colocada após a sondagem ou quando o cliente demonstrar
muito interesse e curiosidade, ao contrário, o cliente pode falar um “não” ou
“no momento não, ligue daqui a 30 dias”, “não tenho interesse” entre outras respostas
de fuga. Pense que outra oportunidade para despertar o interesse vai ser muito
mais difícil depois de receber uma negativa. Provavelmente este decisor nem vai
atender mais suas ligações ou responder e-mails.
A estratégia é perguntar-instigar-perguntar-despertar o
interesse-agendar. Uma pergunta poderosa e impactante é aquela que foca nossa
atenção e nos envolve. Deve motivar e levar a reflexão.
Por: Myrian Mourão – SITE TELEVENDAS & COBRANÇA
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