Técnicas de persuasão – empatia e fatos – Nunca juntos
Não misture empatia com análise de fatos.
Você, que é um vendedor ou negociador, precisa ter
habilidade para persuadir a outra parte. Você pode conseguir isso ao envolvê-la
emocionalmente ou por meio de fatos e dados. Mas nunca use as emoções e a
apreciação de fatos ao mesmo tempo.
Uma pesquisa recente no campo da neurociência confirmou
exatamente esta regra. Não misture empatia e fatos.
Na persuasão e argumentação com o cliente, queremos apelar à
emoção e também à razão. Infelizmente, não podemos fazer ambos – pelo menos não
ao mesmo tempo. Isso porque vias neurais diferentes do nosso cérebro trabalham
cada área, e não podemos efetuar os dois processos ao mesmo tempo.
A pesquisa
Na pesquisa de Anthony Jack, professor de Ciências
Cognitivas da Case Western Reserve, os pesquisadores apresentaram a 45
voluntários situações de impasse gravadas em videotapes. A solução desses problemas
requereu dos participantes empatia ou consciência social de um lado, e análise
crítica do outro lado. Os cientistas escaneavam o cérebro dos voluntários
enquanto eles tentavam resolver os problemas apresentados.
Resultados
Os resultados demonstraram que os participantes trocaram a
forma de resolver o problema várias vezes, mudando de acesso emocional para
abordagem analítica, e vice-versa. Normalmente, usaram vias neurais e áreas
específicas do cérebro para cada abordagem. Mas quando usavam uma área do
cérebro, a outra ficava bloqueada.
Esse estudo tem implicações práticas para todos os
vendedores, negociadores ou qualquer outra pessoa que procure persuadir outra.
Você precisa entender e usar a abordagem emocional na
tentativa de convencer o outro. Você também deve argumentar com dados e fatos.
Mas não use ambas as abordagens ao mesmo tempo. O cliente, ou melhor, o cérebro
do seu cliente, somente processa UMA abordagem por vez.
Fonte - Arte de negociar
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