SEGREDOS PARA SE COMUNICAR COMO OS GRANDES LÍDERES


É praticamente impossível se tornar um grande líder sem ser bom em comunicação. Se uma mensagem não for recebida profundamente por cada um de nós, provavelmente, não será compreendida e muito menos apoiada. 

Uma comunicação eficaz é, então, um componente essencial para o sucesso profissional, seja a nível pessoal ou organizacional. Desenvolver uma capacidade comunicativa é mais fácil do que se pensa, mas ser capaz de utilizá-la nos momentos mais apropriados nem sempre é fácil.
Os melhores comunicadores são também ótimos ouvintes e observadores astutos: sabem ler uma pessoa ou um grupo e percebem os estados de ânimo, as dinâmicas, as atitudes, os valores e as preocupações.

Não fale de maneira afiada
Na maior parte dos casos, as pessoas não se abrem a quem não confiam. Quando um líder é digno de confiança, as pessoas assumem riscos que jamais assumiriam frente a personalidades fracas e pouco íntegras.

Personalize
É melhor ter uma conversa do que uma comunicação: pense em um diálogo, não em um monólogo.

Seja específico
A especificidade é melhor do que a ambiguidade: aprenda a se comunicar com clareza. Ser simples e conciso é sempre melhor do que complicado e confuso.

Concentre-se no que você deixa em vez de no que você leva
Os melhores comunicadores não apenas são hábeis na aprendizagem e compilação de informações durante a comunicação, mas também ao propor ideias, alinhar expectativas, inspirar à ação e difundir sua visão.

Tenha uma mente aberta
Uma mente fechada é, frequentemente, o maior limite para as novas oportunidades. Esteja aberto ao diálogo com aqueles que o confrontam, desafiam e estimulam.

Fique quieto e escute
Os grandes líderes sabem quando falar e quando ficar calados. Transmitir a sua mensagem até a exaustão não terá o mesmo resultado do que uma conversa. 

Substitua o ego pela empatia

Quando a franqueza vem comunicada com empatia e zelo, e não com a arrogância orgulhosa de um ego cheio demais de si, você começa a ver resultados.


Leia nas entrelinhas
Reserve um momento para refletir sobre qualquer grande líder que lhe venha à mente: você perceberá que eles são muito hábeis em ler nas entrelinhas. Têm a capacidade extraordinária de compreender aquilo que não se diz, fala ou sente.
Conheça aquilo de que você fala
Desenvolva um domínio dos assuntos sobre os quais você fala. Se você não possuir experiência no tema, poucos lhe darão ouvidos.

Fale a grupos como se fossem indivíduos
Os grandes comunicadores conseguem personalizar uma mensagem, dirigindo-se a dez pessoas em uma sala de conferências ou a 10 mil pessoas em um auditório como se falassem individualmente com cada um deles.

Fonte.: Forbes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp