Veja como negociar com o cliente que você não pode perder
Seu produto é bom, mas seu preço
estoura nosso orçamento em 60%.” .”Ofereça um bom desconto à nossa divisão, e as
portas da empresa estarão abertas a você.” Ouvir frases como essas de um
cliente que não se deseja perder coloca o vendedor num dilema: um mau acordo
pode implicar um longo tempo de negociações até reequilibrar a conta a seu
favor. Vejamos um roteiro de seis passos para uma negociação ganha-ganha –
isto é, de satisfação para os dois lados – com clientes valiosos.
Estabeleça sua meta e as variáveis envolvidas.. Quanto mais
variáveis a negociação comporta (preços, prazos de pagamento, promoções conjuntas
de marketing e merchandising), mais opções se oferecem e se reduz
proporcionalmente o risco de impasse.
Convide o cliente à construção de um acordo em conjunto..
.Assegure a receptividade dele convidando-o a participar da “construção” da
proposta. Exemplo de abordagem infeliz (agressiva): “Garanta-nos seu mercado
da zona norte e leste e nós lhe oferecemos um preço 20% abaixo do mercado”.
Exemplo de abordagem feliz : “Ocorrem-me agora as vantagens de distribuição
de sua praça nas zonas norte e leste. Por exemplo: quanto maior a fatia dessa
região o senhor nos abrisse, maiores descontos poderíamos oferecer, talvez
mais de 20%, dada a redução de custos. Que tal pensarmos juntos nisso?”
Ouça pacificamente quando o cliente partir para o ataque.. Deixá-lo
falar à vontade, ao invés de rebater o desgastante da sua argumentação,
encerra múltiplas vantagens: você estará coletando informações novas, que
abrem outras alternativas; enquanto ouve, você não faz concessões; sua atitude
de atenção dissipa o clima de animosidade.
Deixe as questões espinhosas para o fim.. Enfatize os pontos de
consenso, lance à mesa primeiro os aspectos sobre os quais sabe que o acordo é
certo. Mesmo que ele insista em atacar o nó da questão, alegando que, se não
sair acordo aí, não adianta discutir o resto. Adianta, sim: conquistar pontos
de consenso cria um clima favorável e fortifica o relacionamento. E –
fundamental – faz com que ele invista tempo e energia, tornando menos
atraente a perspectiva de “melar” a negociação.
Não se impressione com jogadas emocionais.. A melhor resposta à
atitude de irritação ou ameaça é ouvir impassivelmente e depois fazer uma
crítica polida, mostrando que esse comportamento não leva a uma solução
satisfatória para nenhum dos dois lados. A seguir, convide-o à construção em
conjunto de novos termos para uma saída.
Faça recapitulações dos progressos realizados.. Nos momentos de
impasse ou emperramento, promova um recesso e retrospecto dos pontos já
acertados, mostrando que a negociação está progredindo e estreitando o bom
relacionamento.
E lembre-se: na era da
satisfação das expectativas do cliente, a negociação ganha-ganha, com bons
resultados para os dois lados, é a chave de um relacionamento profissional
duradouro. E a síntese deste roteiro de seis passos.
fonte - site vendedores campeões
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