Liderança: o liderado é o reflexo do seu líder
O liderado é o reflexo do seu líder
O tema liderança está presente em
todas as organizações e desde os primórdios, ao longo da história humana,
vários líderes surgiram: alguns revolucionários ou condutores e outros
devastadores. Para Chiavenato (2008), “ser líder é o processo de conduzir um
grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que
contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização”. Esta
habilidade em influenciar e motivar pessoas é o ponto chave para as
organizações, pois esta ação pode ser positiva ou negativa, impactando
diretamente nos objetivos organizacionais. O liderado é o reflexo de seu líder.
Nas organizações, tanto públicas
quanto privadas, é comum o despreparo dos chefes que se autointitulam líderes
por estarem no topo da pirâmide. Porém, este despreparo é muito mais acentuado
nas organizações públicas, pois os indivíduos que são colocados em cargos de
chefia geralmente são pessoas que dominam um assunto altamente técnico ou que
foram indicadas para aquele posto sem possuir, no entanto, perfil algum de
liderança. Suas equipes são conduzidas de maneira desordenada e não possuem a
orientação clara e objetiva de suas atividades, o comando não é compreendido: o
chefe acha que palavras altamente técnicas e lindos discursos sobre determinado
assunto estão surtindo algum efeito, e após horas de reuniões a equipe sai com
a sensação, de "O que é mesmo para fazer?", "Por onde eu
começo?", "Ai, meu Deus, que trabalho horrível!". Em muitas das
vezes, são demandas simples que poderiam ser executadas com eficiência,
eficácia e leveza.
Esses gestores causam um impacto
negativo nas organizações pois, como é de praxe, uma equipe desmotivada gera
inúmeros problemas: alto índice de rotatividade, constantes conflitos, alto
índice de absenteísmo, falta de integração, ausência de criatividade, frágil
relacionamento entre líder e liderados, dentre outros fatores.
O gestor líder é totalmente o
oposto do “gestor chefe”, ele consegue fazer com que as atividades maçantes se
tornem em atividades prazerosas, ele conduz a sua equipe com leveza, seu
comando é claro e objetivo, ele tem a plena consciência de que não está neste
cargo para se envaidecer e tampouco para competir com o seu conhecimento com os
seus liderados. Ele passa confiança para a sua equipe, ou seja, os membros da
equipe se sentem à vontade para perguntar, para não entender, para ousar,
porque sabem que não serão ridicularizados.
No clássico livro de liderança O
Monge e o Executivo é possível extrair algumas lições de como ser um bom líder:
- O líder não é para ser servido
e sim para servir, sim! Servir à sua equipe, dar apoio, conduzir;
- Respeite as pessoas, pessoas
têm sentimentos, orgulhos, bagagens e todas devem ser respeitadas sem
distinção. O líder dever ser exemplo, afinal a equipe é o reflexo do líder. Se
ele não respeita, obviamente não espera respeito de volta;
- Valorize e apoie o
desenvolvimento pessoal de sua equipe. Se ao seu lado estiverem os melhores,
certamente você será melhor ainda;
- Seja honesto e exija a total
honestidade. Isso só acontece quando os integrantes da equipe confiam em seu
líder, assim não se sentirão ameaçados em ser honestos, tanto em resultados
bons, quanto em resultados ruins. E, por fim, ouça para que seja ouvido.
Fonte - site administradores.com.br
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