Como melhorar o marketing de relacionamento com o cliente


Sabemos que, atualmente, o poder está nas mãos do consumidor. Com o acesso totalmente facilitado às informações, ele se tornou mais exigente e questionador, e para sobreviver nesse cenário altamente competitivo, é preciso que as empresas invistam em estratégias de longo prazo e deixem de pensar apenas no resultado imediato de fechar uma venda. Ter um diferencial é importante, contudo, a chave do sucesso é o relacionamento. Afinal, um relacionamento saudável é baseado em confiança e se o consumidor confia plenamente na sua marca, as chances de se tornar um cliente fiel são enormes. Ou seja, é mais rentável manter um cliente do que investir na conquista de prospects a todo o momento. Mas para aplicar qualquer estratégia de relacionamento, é essencial utilizar uma ferramenta poderosa: o CRM.

Para desmistificar o CRM e te ajudar a melhorar o marketing de relacionamento com o seu cliente, separamos 4 dicas indispensáveis nesse processo. Confira!

MANTER UMA BASE SEMPRE ATUALIZADA

Além de encontrar muitas formas de coletar os dados dos seus clientes, seja através de uma ficha cadastral ou de um e-mail, é fundamental armazená-los com segurança. Com o CRM, é possível organizar todas as informações para que elas auxiliem posteriormente na tomada de decisões estratégicas. Afinal, obter os dados dos seus clientes é interessante, mas saber o que fazer com eles é ainda mais valioso! Lembrando que essas informações deverão ser atualizadas sempre que necessário.

SEGMENTAR O SEU PÚBLICO PARA REALIZAR CAMPANHAS

Outra vantagem do CRM é a possibilidade de diferenciar as pessoas com base nos critérios que forem relevantes para o seu negócio. Se for importante filtrar somente os clientes que moram na região sul da cidade, acima de 30 anos, por exemplo, rapidamente você segmenta o público que deseja para realizar uma abordagem customizada. Vale destacar que se comunicar com as pessoas certas faz toda a diferença nos resultados de uma campanha!

CRIAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PERSONALIZADAS

Diante das informações contidas no CRM, a empresa poderá planejar uma série de táticas para estreitar o relacionamento com os clientes. Seja um e-mail com um desconto exclusivo no dia do aniversário ou um informativo mensal da empresa, é essencial se relacionar com a sua base de maneira estratégica. Sem falar que as datas comemorativas mais relevantes para o segmento podem fornecer vários insights no desenvolvimento de algumas ações de relacionamento. Lembre-se que quem não é visto não é lembrado, portanto, para fidelizar os clientes é necessária uma regularidade na comunicação com eles.

CRIAR FLUXOS DE AÇÕES AUTOMATIZADAS

A otimização de tempo é outro benefício que o CRM oferece. Sem dúvida, a tecnologia facilita o dia a dia dos empresários e permite que eles direcionem os seus esforços para outras tarefas importantes do negócio. Diversas ações, desde que planejadas, serão executadas automaticamente pela ferramenta e isso padroniza a execução de algumas atividades e processos, contribuindo para que ações sejam realizadas com mais eficiência.

Por:  Heloisa Figueira   blog – televendas & cobrança



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