O alinhamento com sucesso de Vendas e Marketing - conhecendo o comprador
Conhecer os seus compradores é o
passo seguinte após a conversa ter começado, para conseguir o alinhamento das
vendas e o marketing.
Identificar o correto comprador
alvo significa que as suas equipes de vendas e de marketing concordem com o
personagem do comprador, e trabalhem juntas para traçar os seus programas e
processos para atrair este comprador.
Pesquise para determinar e
definir o seu comprador ou a conta alvo.
Para começar, determine quais são
os clientes mais valiosos da sua organização.
Você pode identifica-los usando os fatores mais significativos da sua
empresa, como receita gerada, valor do tempo de vida do cliente, produtos
comprados, duração do ciclo de vendas, etc. A seguir, procure características
comuns, como tamanho da empresa, papel do comprador, ou ramo de atividades.
Um exemplo, o perfil do seu
comprador alvo pode ser um Vice-Presidente de uma empresa de tamanho médio (200
a 1.000 funcionários), no Brasil, que
venda (algo específico) para a indústria de caminhões.
As contas alvo são semelhantes;
foque primeiro no valor que essa conta representa para você, então identifique
as partes interessadas da equipe de compras e coordene os seus esforços nelas.
Nos dias atuais, as vendas mais consideradas dependem de uma equipe de
compradores. O seu Vice-Presidente pode ter homólogos em finanças ou nas
operações de marketing, que ajudarão a tomar a decisão. Cada parte interessada
deve ter o seu próprio personagem, uma vez que as suas preocupações, riscos e
recompensas pode ser diferentes para diferentes Vice-Presidentes.
As vendas devem participar da
identificação deste conjunto central de contas e de compradores alvo. O marketing
deve pesquisa-los para determinar se as suas campanhas de marketing podem
atrair um número suficiente desses compradores, ou de perfis de contas para
justificar o investimento (aprenda mais sobre os fundamentos para desenvolver
personagens de compradores e obtenha dicas para construir um plano de conteúdo
que satisfaça a sua audiência alvo).
Crie de comum acordo a definição
do seu comprador alvo e da jornada dele
É também importante identificar
os passos que os seus melhores compradores deram para se tornarem clientes.
Desta maneira, você cria um mapa da jornada do comprador que detalha como o seu
comprador tomas as decisões de compra. Publique internamente os personagens dos
compradores e os mapas da jornada deles, de modo que todos na organização estejam
na mesma página (aprenda mais sobre como criar um mapa da jornada do comprador,
desde a conscientização inicial até a conversão e a expansão).
Construa os seus esforços de
marketing e de vendas para atrair este comprador alvo
Uma vez que o comprador alvo e a
jornada do comprador tenham sido definidos, está na hora de fazer este
conhecimento funcionar e desenhar o tipo dos processos de marketing e de vendas
que atrairá esses tipos de compradores. Por exemplo, se for provável que o seu
personagem alvo procure artigos e blog posts sobre um determinado assunto, você
deve começar a construir esse conteúdo e otimiza-lo para as máquinas de busca.
Isto ajudará as pessoas certas a encontrar o conteúdo desejado no seu website.
Este é um grande primeiro encontro.
Você deve desenvolver uma
campanha de e-mails de nutrição. Aqui você envia a um prospecto o passo
seguinte de uma série de ativos de conteúdo, seguindo um cronograma regular
(frequentemente uma vez por semana), com um artigo relevante, ou um e-book
sobre esse tópico.
Eis aqui uma visão geral dos oito
passos básicos que você deve dar para ajudar a descobrir quais são os seus
melhores clientes, e quais caminhos eles provavelmente seguirão ao comprar de
você.
1. Examine os dados para
determinar quais são os seus melhores prospectos.
Comece este processo examinando
os dados dos seus atuais clientes. Tente encontrar segmentos de clientes que
são os mais valiosos para você, olhando a receita, margem bruta e duração do
ciclo de venda.
É bom se você tiver múltiplos segmentos
que são diferentes entre si. Isto significa que você precisará de menos ativos
gerais e permite que você crie conteúdo mais dirigido para um segmento
específico.
2. Procure traços comuns.
Analise a lista de clientes de
alto valor buscando características comuns: tamanho da empresa, localização,
papel do comprador e tipo de atividade são exemplos de possíveis
características comuns.
3. Reúna-se com representantes de
vendas para obter feedback anedótico sobre os dados.
Na maioria dos casos, os dados lhe
darão informação suficiente para determinar o seu perfil inicial do comprador
alvo, mas as vendas precisam concordar com ele. Reúna-se com os líderes de
vendas para obter a contribuição deles sobre esses personagens. Não subestime o
que os representantes aprendem na linha de frente. Um acordo pode requerer
várias conversas e rascunhos.
4. Determine se o marketing pode
gerar leads destes tipos de compradores ou dos tipos de contas.
Antes de finalizar as contas e/ou
personagens nos quais você focará, obtenha um acordo sobre as contas e
compradores para os quais você pode realmente comercializar.
Se você escolher um personagem
que seja muito difícil de atrair, ou contas de um ramo de atividades que está
em queda, o marketing não será capaz de entregar o número requisitado de leads,
e todo o processo de vendas e de marketing vai vacilar.
5. Mapeie o processo de compra
dos seus personagens alvo.
Após você ter criado os seus
personagens, faça um esboço dos passos necessários, desde a situação inicial da
descoberta da necessidade de fazer uma mudança, até o que eles fazem depois da
compra do seu produto ou serviço. Esta percepção do processo de compra permite
que você crie mensagens, programas e processos altamente eficazes de vendas e
de marketing. Por exemplo, muitas empresas criam conteúdo para cada estágio dos
processo de compra para, inicialmente atrair o comprador, e, então, ajuda-lo a
passar para o estágio seguinte deste processo.
6. Publique internamente os seus
achados.
Uma vez que os personagens dos
compradores, a jornada e as mensagens sejam produzidos de comum acordo, você
precisa distribui-los para as vendas e para o marketing, para assegurar que
todos estejam alvejando os mesmos compradores, com as mesmas mensagens, no
mesmo estágio.
7. Otimize trimestralmente as
definições dos personagens dos compradores alvo.
Em cada trimestre, as vendas e o
marketing devem avaliar os atuais personagens dos compradores e os perfis das
contas, através de dados e do feedback anedótico, para determinar a sua
eficácia. As vendas e o marketing também devem procurar quaisquer novos dados,
para identificar oportunidades para criar novos personagens, ou tipos de
contas.
Por exemplo, uma empresa que
alveje pequenas empresas pode descobrir que está começando a fechar mais
negócios com empresas maiores. Em consequência, ela então pode decidir criar um
novo perfil de conta alvo, para poder otimizar esta nova oportunidade.
Continue a fazer isto; o mercado
é dinâmico e os seus personagens mudarão no decorrer do tempo.
8. Teste novos personagens.
As empresas frequentemente
precisam testar novos personagens de compradores ao entrar em novos mercados.
Neste caso, as vendas e o marketing devem concordar sobre o número de
personagens de teste e sobre a frequência da testagem. A chave é testar
prováveis novos personagens sem perturbar os atuais esforços.
Por Lisa Cannon
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