Inteligência em Vendas – Obediência Tática
Em todo campeonato algum pequeno time sempre chega longe!
Devido à inspiração divina? Não, por puro respeito à
obediência tática.
Estratégia e tática são palavras oriundas do meio militar,
logo aplicadas aos meios esportivos e muito comuns no dicionário corporativo.
Mas, a essa altura do campeonato você deve estar se
perguntado: – Tá, e daí?
E daí que sem obediência tática aos métodos da sua empresa
você irá tão longe quanto um time mediano onde cada atleta acredita ser o
craque do time.
Método é um caminho para atingir determinada meta. Por isso…
Acredite no método de vendas da sua empresa. Toda empresa
precisa de indicadores claros para verificar se está no caminho certo. Para executar
bem alguma coisa é preciso acreditar nela. Não fique reinventando a roda. Faça
o que precisa ser feito. Coloque seus dons e jeito de ser a serviço do método,
mas não reme contra a maré jogando contra seu próprio time.
Aprofunde seu conhecimento no método de vendas da sua
empresa. Só podemos mudar ou sugerir melhorias daquilo que bem conhecemos. Vejo
vendedores criticarem o método de vendas da empresa, o uso do CRM, a politica
de crédito, simplesmente por que acreditam que é muita burocracia. Quando
pergunto: mas você sabe o motivo desta politica ou ferramenta? Os benefícios
que ela traz? Só respostas evasivas. Vendedores são míopes no processo pelo
simples fato de conhecerem pouco sobre ele. Como estudar dá trabalho, é mais
fácil continuar na santa inocência de que tudo o que existe está lá para
atrapalhar. Descubra o porquê, como funciona, quais seus benefícios e aí sim
tenha uma opinião formada.
Kaizen no método de vendas da sua empresa. Kaizen significa
“melhoria contínua”. Não existe nada tão perfeito que não pode ser melhorado. É
uma antiga filosofia e método de trabalho utilizado no Japão e a base da Gestão
pela Qualidade Total. O método não deve engessar a empresa ou robotizar
pessoas. Método bom é método utilizado e devido a isso melhorado. A partir do
momento que utilizo o método da forma correta terei condições de sugerir e
propor melhorias.
Profissionais de vendas inteligentes gastam tempo e energia
em aprender e melhorar o método de venda da empresa e não o seu contrário.
Encontrar maneiras de burlar ou enganar seu gestor com desculpas esfarrapadas
como falta de tempo, mercado desaquecido ou “minha memória é de elefante e não
preciso registrar nada no CRM”, sim eu já ouvi isso, de nada adiantam.
Como dizem por aí: ruim com ele, muito pior sem ele.
Por: Paulo Araújo – blog televendasecobranca
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