Como ter sucesso como vendedor ou até ser promovido a gestor?
Nos dias de hoje, o sucesso é ser feliz, ter tempo, dinheiro
e resultados. Para muitos, se pode definir assim, não? Por estas razões, quero
destacar aqui boas dicas para você chegar lá, no seu ritmo e dependendo da área
em que você atua, saber se isso será possível no prazo que você espera.
Os melhores segmentos para ganhar dinheiro num curto espaço
de tempo nem sempre são fáceis de ter sucesso. Um exemplo é o mercado
imobiliário. Muita gente entra neste setor achando que ganhará grandiosas
comissões num curto espaço de tempo e se esquece de que uma carreira sólida
como corretor (a), depende da boa formulação de estratégias, táticas, técnicas
de gestão de tempo e de carteira de clientes.
Vender produtos com alto valor normalmente pode te levar ao
pódio nas remunerações mais bem pagas do mercado, mas requer alto nível de
preparação, de domínio do negócio e de conhecimento do mercado comprador.
No início, como tudo na vida, as vendas são aquela área em
que todos caem por necessidade. No entanto, o sucesso não bate a porta dos
afoitos pelo dinheiro, isso é algo que aprendi por vivência. São mais de 20
anos quando iniciei como vendedor, e passando por vendas de diferentes
modalidades (produtos baratos, caros, bem como serviços), notei que o campeão
ou a campeã de vendas, os que ganham mais, são aqueles que trabalham mais, tem
experiência e dedicam-se acima da média.
Quando atuei com seguros, eu vendia mais quando visitava
mais clientes após o horário comercial, agendando visitas no período da noite.
Quando vendia software e hardware em multinacionais famosas, era líder de
vendas quando fazia ações de comunicação mais assertivas e caprichava mais no preparo
de minhas visitas, de minhas propostas e negociações.
Eu não sei vender cebolas, mas se me der dois dias… É o que
dizia um grande mentor que tive na vida e nas vendas, o Ricardo Galebe,
empresário e grandiosíssimo vendedor.
Com Ricardo Galebe aprendi a vender contratos milionários em
parques de informática. Aprendi com outros mentores que o melhor negócio é
aquele em que a venda não se resume ao preço. Tudo que for commodity, que não
pode se diferenciar por mais nada, que não o preço, cai na lei do “leilão”, da
negociação agressiva e passível de redução de lucro.
Desconto sai do lucro, não do custo. Quem quer ter sucesso,
precisa vender valor, fazer mais com seu atendimento, com seu relacionamento,
com sua criatividade para ser marcante ao apresentar seus ganhos, diferenciais
e especialmente, benefícios gerais.
Um dos mercados mais vendedores é o agronegócio, afinal, a
população só faz crescer e as pessoas precisam comer. No entanto, sem valor
agregado, o arroz e feijão são iguais ao do concorrente e a perda da venda se
resume ao tamanho do preço cobrado.
Outro dia vi uma caixa de ovo com a chamada, “Ovos de
Galinhas Felizes”. Lembro-me do Raúl Candeloro me alertando sobre esse
marketing criativo na ExpoVendaMais 2008. Existe mesmo esses ovos? Existem e
vendem muito, disse-me ele. E não é que eu acabei comprando, quando me deparei
com essa inovação no mercado. Sabe por quê? Por que não quis que minha família
comesse ovo comum sabendo que existem ovos de galinhas felizes. Conto isso a
você leitor da VendaMais, para que acordemos para o momento em que estamos: o
da experiência e o da sensibilidade.
Faça uma lista de ganhos que o cliente terá ao comprar de
você mostre isso a ele em cada encontro ou proposta que redigir. Pare de
elencar somente coisas que o cliente já sabe, ou pode se informar no Google.
Nada que você venda não terá concorrência similar na internet, salvo exceções
raríssimas.
Para o seu sucesso em vendas, 5 dicas
Seja um vendedor de valor, não de preço
Crie um discurso incluindo os ganhos para o cliente
Não se atreva a vender como vendia no passado, pode não
funcionar
Estude mesmo o seu produto ou mercado
Mire os melhores, se quiser ser um.
Por: Marcelo Ortega – blog televenda&cobranca
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