Como garantir a fidelidade de seus clientes
Nenhuma empresa está a salvo do abandono de clientes. Sendo
assim, o que podemos fazer para reduzir isso?
Quando os clientes desistem de comprar da sua empresa e
partem para novos fornecedores, a culpa é sempre sua.
Muitos vendedores se espantam quando um cliente vai embora
ou, até mesmo se sentem traídos quando um cliente resolve trocar de fornecedor,
mas raramente se perguntam o que fizeram de errado para o cliente ter ido
buscar novas opções para comprar.
Muitas vezes, os clientes da sua empresa dão indícios de que
algo está errado, mas você não percebe ou, até mesmo ignora esses indícios
achando que isso pode ser barganha ou simplesmente jogo do cliente.
Acontece que nenhuma empresa está a salvo de ser trocada pelos
seus clientes, se não estiver cumprindo o que prometeu a eles e não estiver
comprometida com os resultados positivos do cliente, como se fossem o seu
próprio resultado.
Antes de reclamar que um cliente abandonou a sua empresa e
de achar que o que ele fez foi a maior das injustiças, pense no que você e sua
empresa fizeram para motivar essa atitude.
Como diz a lei da física, toda ação resulta em uma reação de
igual intensidade. Então, quando um cliente ameaçar ir embora, busque
evidências que demonstrem que ele não estava satisfeito com a sua empresa.
Certamente, se você procurar um pouco, encontrará em algum
momento uma evidência ou algum sinal de que ele estava tentando avisar você de
que em breve poderia trocá-lo por um concorrente.
Portanto é melhor entender porque eles abandonam a sua
empresa e o que você deve fazer para manter os seus atuais clientes fiéis.
Em uma conversa com alguns de nossos clientes mais antigos,
perguntamos se existem alguns motivos principais que fazem os clientes quererem
abandonar uma empresa para ir para outra empresa.
Chegamos a algumas respostas semelhantes e acreditamos que
elas sejam os maiores indícios, como também os motivos pelos quais os clientes
trocam de fornecedor.
Aqui estão algumas razões pelas quais os clientes abandonam
a sua empresa e o que você deve fazer para evitar que isso acontece.
Recomendamos que faça uma reflexão para ver se, em algum
momento, a sua empresa pode equivocadamente estar caindo nessas armadilhas sem
perceber.
Se você se sentir familiarizado com qualquer dessas
situações, lembre-se que qualquer semelhança não é mera coincidência e lute
para mudar esse cenário o mais rápido possível.
1. A concorrência bate o seu preço
Isso só acontece se você permitir que seu produto ou serviço
possa ser facilmente substituído.
Se a sua empresa ainda compete por preços, centavos e
pequenos descontos, algo está errado. Você precisa parar de competir por preço
e começar a competir em outras esferas.
Por quê? Porque quando você está competindo por preço,
certamente a sua empresa vai perder quando alguém tiver um preço ainda menor do
que o seu. Alguém mais disposto a ganhar menos (ou sair do jogo mais rápido).
Competir por preço não é, nem pode ser a sua estratégia
competitiva para ganhar mercado.
Por exemplo, se você está vendendo o papel da impressora a
uma grande empresa que trabalha com impressão, certamente essa empresa, se
procurar, vai encontrar algum outro fornecedor que possa vender mais barato.
Para evitar esse problema, ofereça produtos e serviços que
são personalizados ao invés de algo padrão.
Muitas pessoas reclamam que seus produtos são commodities,
mas lembramos que não existe produto commodity, mas sim valores invertidos no
momento da venda.
Se a sua empresa está batendo na tecla do preço e sempre
seus clientes pedem desconto naquilo que você vende, certamente elas não estão
enxergando valor no que você faz.
Ajuste constantemente seu produto a um alto nível de
personalização, para que os competidores não possam te copiar e fazer com que a
sua empresa seja trocada.
No exemplo que demos acima, ao invés de papel de impressora,
você pode oferecer um serviço que escreve, edita, imprime e entrega os
documentos mais importantes de seu cliente.
Deixe claro que o que você faz é diferente de seu
concorrente e que você pode entregar mais valor. É isso que seus clientes
procuram: um produto que solucione problemas que nem eles sabem que têm.
Quando você deixa claro o que você pode fazer pelo seu
cliente, fica muito mais fácil dele enxergar valor no que você faz quando algum
concorrente oferecer algo semelhante a um preço mais baixo.
O que não pode acontecer é seu cliente receber uma proposta
mais barata para fazer mais do que a sua empresa oferece.
2. O cliente recebe um serviço ruim
Não há nada que mata a lealdade de um cliente mais rápido do
que trata-lo como um lixo quando eles precisam de seu apoio, compreensão ou
algum serviço.
É por esse motivo que é uma loucura quando as empresas tratam
o serviço ao cliente como um custo a ser diminuído e cortado.
Quando você trata seu cliente de qualquer maneira, isso
deixa uma péssima sensação. Essa é uma sensação que nunca vai embora, então no
momento em que o cliente tem uma alternativa, ele não pensará duas vezes antes
de trocar.
A única maneira existente onde você pode oferecer um serviço
ruim e ainda assim ter clientes, é se todos que vendem o mesmo que você,
tiverem um serviço péssimo quanto o seu.
Quer um exemplo? Companhias aéreas, bancos, operadoras de
telefonia e internet e outros serviços que nos deixam sem alternativa a não ser
escolher por outro pior qualquer.
Quando fazemos uma reclamação na internet ou no SAC, não
esperamos ser atendidos por essas empresas. Sabemos que o serviço é péssimo e
somos praticamente reféns de suas condições.
Nos exemplos acima, não temos saída. Não podemos nos
comunicar sem nos tornarmos reféns das empresas de telefonia. Por mais que você
tenha a sua predileta, sabe que elas pecam muito no seu serviço e deixam a
desejar.
Mesmo assim, é apenas uma questão de tempo antes que algum
concorrente perceba e descubra como tratar bem os clientes que você maltrata.
Um bom exemplo são as novas companhias aéreas que estão
nascendo e, aos poucos, estão tomando o lugar das antigas empresas com serviços
agregados e alguns pequenos diferenciais.
Com alguns mimos como, por exemplo, apenas 2 poltronas por
fileira, educação, atenção e hospitalidade, essas empresas vêm rapidamente
tomando espaço e ganhando o mercado de empresas tradicionais que apenas
faturavam porque o cliente não tinha escolha.
Você pode escolher o que quer para a sua empresa: quer ser a
empresa que perde mercado e vendas para os novos fornecedores do seu mercado,
ou quer ser a empresa que chega para oferecer mais benefícios e oportunidades
para os clientes e com isso aumentar a sua participação no mercado?
A escolha é toda sua.
3. Sua qualidade está caindo
Podemos ver isso diariamente em muitos segmentos. Isso se
repete diariamente: uma empresa com um grande produto decide ter um pouco mais
de lucro através da terceirização de sua produção para a China ou algum lugar
onde cortar gastos possa ajudar a diminuir o preço.
Muitas empresas listaram isso como um grande motivo para
espantar o cliente. E, muitas vezes, o problema é bem menor do que isso.
Um exemplo mais simples do que esse é quando estamos
acostumados a frequentar um restaurante que gostamos e nos deparamos com a
queda na qualidade da comida, ou do atendimento.
Muitas vezes, as empresas caem na armadilha da redução de
custos e contratam funcionários mais baratos ou terceirizam a mao-de-obra, ou
até mesmo compram produtos mais baratos para diminuir os custos.
O resultado disso é uma queda perceptível na qualidade do
produto e dos serviços. O cliente sente isso imediatamente.
Ou seja, produtos que se parecem com os bons produtos que
costumavam ser, mas que rapidamente quebram (ou não funcionam corretamente),
porque o fabricante conseguiu economizar 0,1% em seu custo total pelo uso de
materiais de péssima qualidade.
A ilusão de corte de custos pode acabar afundando uma
empresa. É aquela velha história da empresa que quis cortar os gastos e
economizou no copo plástico, comprando um de menor qualidade e mais barato.
Consequentemente, as pessoas começam a pegar 2 copos ao
invés de 1 copo, como faziam anteriormente.
Assim, ao invés de economizar e cortar custos, a empresa
está aumentando, ou mantendo seus custos como antes, sem nenhum ganho.
Sim, é possível evitar esse tipo de deformação na qualidade,
mas apenas se alguém na sua empresa estiver disposto a criar uma equipe para
toda a sua cadeia de suprimentos e verificar absolutamente os itens de cada
parte.
Para isso, todo o processo precisa estar alinhado.
A Apple é um ótimo exemplo de empresa que faz isso. A sua
empresa precisa muito medir as consequências de fazer isso e pesar se essa é a
melhor coisa a fazer.
4. As necessidades dos clientes mudaram
Isso acontece o tempo todo porque o mundo dos negócios muda
constantemente. Seu desafio como vendedor é ampliar constantemente o que você
está oferecendo para as necessidades do cliente.
Para fazer isso, não é suficiente estar em constante
comunicação com seus clientes, ou em relacionamento direto.
Partimos da premissa que a sua empresa conhece o seu mercado
e seus clientes. E isso é o mínimo se você quiser crescer ao invés de ficar
assistindo às mudanças em seu setor.
Talvez, se o Orkut tivesse feito isso, hoje ele não teria
sido completamente esquecido e trocado pelo Facebook. E o pessoal do Facebook
tem ciência de que se não ficarem espertos, o mesmo pode acontecer.
Por esse motivo, o time de Mark Zuckerberg está dividido
entre pessoas que fazem o Facebook que temos hoje e profissionais que planejam
o Facebook que vamos ter daqui a 3 ou 5 anos.
Isso acontece porque as pessoas têm ciência de que estamos
em mutação e, qualquer coisa que permanece sem melhoria, acaba ficando para
trás na escala evolutiva.
E isso acontece com empresas, produtos e serviços. Você
realmente precisa conhecer o seu produto e ainda mais o seu mercado para não
ser vítima da evolução.
Conheça seus clientes melhor do que eles mesmos. Aprenda a
pensar como eles pensam para entender quais melhorias e avanços eles gostariam
que a sua empresa fizesse.
Você precisa antecipar onde seus clientes vão estar, ou vão
querer estar daqui a 1 ou 2 anos e responder essa realidade muito antes dos
seus clientes chegarem lá.
Só assim a sua empresa e seus produtos conseguirão
sobreviver à evolução da tecnologia e do seu mercado.
No final de tudo, clientes vão e vêm
Muitas vezes, a sua empresa não está fazendo nada de errado
e mesmo assim os clientes vão embora, trocando a sua empresa por um outro
fornecedor que parece ser mais adequado para eles.
Infelizmente, nem sempre é possível vencer todas as
batalhas. Mas a sua empresa pode lutar até o fim e garantir que está fazendo
tudo para que seus clientes permaneçam com você.
Por isso, se você está fazendo seu dever de casa nos casos
listados acima, tenha a sua consciência tranquila quando algum cliente for
embora. No final das contas, pode ser que ele tenha feito algum grande favor a
você em te deixar.
Por melhor que são as empresas, diariamente elas sofrem
danos por clientes que as deixam, mesmo elas dando todo o suporte que eles
precisam, pensando nas soluções mais importantes para as suas empresas e
ajudando-os a serem bem sucedidos.
A troca de fornecedor por um cliente, nunca deve ser uma
surpresa. Se for, significa que você não está prestando atenção no que é
importante para eles. Se você se surpreendeu com a saída de um cliente, repense
a maneira com que você trabalha e trata todos os seus clientes.
Você precisa redefinir suas prioridades seriamente, porque
isso está arruinando a estratégia da sua empresa. Garanta que a sua empresa
esteja cumprindo com todas as promessas feitas a seus clientes.
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