Dicas para o corretor de imóveis conseguir fechar suas vendas!
VOCÊ ESTÁ "FECHANDO" VENDAS?
O mercado de imóveis há algum tempo deixou de ter espaço
para o amadorismo. Como todos os negócios, hoje em dia bem mais competitivo, o
setor imobiliário em particular, exige do profissional da corretagem cada vez
mais empenho, técnica e aproveitamento de oportunidades.
E quando, apesar de todo o esforço, trabalhou-se 20h por
dia, de domingo a domingo, e a venda não saiu? E não somente uma, mais várias
vendas não sairam? O que pode estar acontecendo de errado? Estou fora do
mercado? Está me faltando algo? Talvez mais conhecimento? Um curso? Atualização
técnica... ou é "acertar na caçapa"? Será somente falta de sorte?
Como fazer uma AUTOCRÍTICA honesta?
Não existe fórmula mágica para o sucesso nas vendas. Por
outro lado , é possível traçar um caminho vitorioso se houver atenção a alguns
pontos importantes. O tema é bastante vasto, mas cabem algumas dicas as quais o
corretor deve sempre estar atento:
1- Invista no MARKETING Pessoal
Esteja sempre com uma boa apresentação. Esta primeira
recomendação pode parecer óbvia mas, acredite, não é. A sua imagem como pessoa
e profissional conta e pode fazer você perder clientes. E não falamos aqui
apenas do vestuário. Pontos como pontualidade, organização e motivação para o
trabalho – é difícil comprar quando o vendedor não demonstra entusiasmo com o
produto – contam muito quando você se apresenta diante do cliente. Por melhores
características que seu imóvel possua, diferenciando-se dos demais, você vai
precisar vender antes a si mesmo. Mas, #comofaz?
2- Utilize um MENTOR
Vivemos a era do networking (relacionamentos com fins
profissionais) e relacionar-se bem com as pessoas o ajudará, e muito, a definir
uma boa imagem para os outros. As redes sociais estão aí para ajudar a agregar
seus contatos oriundos dos mais diferentes grupos e que podem ajudar a
alavancar suas vendas. Antes, contudo, você precisará definir quais suas
melhores COMPETÊNCIAS e onde você ainda precisará melhorar. Seus talentos devem
estar a mostra e trabalharem a seu favor. Suas deficiências, uma vez
identificadas, precisam ser minimizadas ou mitigadas. Todos querem estar com
VENCEDORES pois nos espelhamos naqueles que gostaríamos de ser. Aproveite para
espelhar-se em quem admira. Aquele(a) que você não vê defeitos: Seu HERÓI!
3- Busque uma CAPACITAÇÃO permanente
A formação mínima para o exercício da profissão de corretor,
segundo a Lei 6.530/78, é a de Técnico em Transações Imobiliárias. Sem o curso,
e bem feito, não sendo levado somente para conseguir o diploma, não é possível
intermediar negócios de compra e venda de imóveis. A dica aqui é: não pare por
aí! Invista na capacitação permanente. Participe de cursos diversos e
específicos, pós-graduação, workshops, seminários, etc... Ao seu lado existe
certamente um corretor bem mais preparado. Esteja você também sempre pronto a
apresentar as soluções que seu cliente precisa.
4- Atenção ao CLIENTE
Exclusividade no atendimento é uma coisa que todo cliente
gostaria de ter. O dono de imóvel não procura a imobiliária e seus corretores
ou ainda um corretor autônomo somente para delegar os aborrecimentos inerentes
da busca de um bom comprador e sim, para que a imobiliária ou este corretor
seja aquele que irá fazer uma avaliação certa e honesta do valor de seu imóvel
no mercado e ainda, lhe apresentará um plano estratégico para a venda de seu
imóvel, conseguindo obter assim os melhores resultados desejados em todos os níveis. Atenda seu
cliente com exclusividade e objetividade. Procure fazer um diagnóstico das
necessidades de cada caso para poder apresentar as melhores ofertas sempre. Não
perca e nem deixe seu cliente perder tempo.
5- Conheça REALMENTE o mercado
Mais do que um mero mostrador de imoveis ou um intermediador
entre compradores e vendedores, o corretor de imóveis deve ser aquele que SABE
SEMPRE qual o melhor negócio para seu cliente. Está sempre "antenado"
com todos os acontecimentos que rodeiam seu mercado, seus colegas de profissão,
sejam os de sua imobiliária ou outros, via mídias impressas, virtuais,
telefonemas e emails para manutenção de relacionamentos ativos com
profissionais e clientes, passando a estar sempre informado sobre como anda o
mercado de imóveis de sua área de atuação.
6- Tenha OBJETIVOS de vendas
Se você não sabe o que deseja, não chegará a lugar algum.
Ter metas definidas ajuda a trabalhar focado no que se deseja.
Como já disse o Gato para Alice em Alice no Pais das
Maravilhas ao ser perguntado por ela em uma encruzilhada, por qual caminho ele
a sugeriria seguir, respondeu-lhe com outra pergunta: "Isso depende muito
de para onde queres ir" " Preocupa-me pouco aonde ir" - disse
Alice. "Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o
gato."
Fonte: Blog Morar Melhor
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