Como criar um processo de vendas bem definido
Independente de ferramentas, equipe de vendas ou metas de negócios, o que faz as vendas acontecerem é ter processos de vendas bem definidos.
Um grande motivo pelo qual as equipes de vendas não conseguem entregar resultados é que muitos vendedores estão perdidos no processo de vendas.
Muitos vendedores precisam de direcionamento e caso isso não aconteça, eles ficam perdidos no processo de vendas.
O empreendedor muitas vezes consegue enxergar um processo bem definido na sua cabeça, que acaba sendo compartilhado com o gerente de vendas.
Mas no dia-a-dia, o vendedor não consegue visualizar em qual etapa do processo de vendas a negociação está e o que precisa ser feito para avançar de etapa.
Isso acontece pois os negócios precisam acontecer a todo momento em uma pequena empresa.
Os vendedores não são apresentados formalmente aos processos de vendas da empresa e ficam perdidos sem saber o que precisa ser feito.
Não esqueça que a venda é um processo.
Isso significa ter começo meio e fim.Na verdade o fim é o início de outro processo. Mas, é preciso ter em mente o caminho entre o cliente tomar conhecimento da sua empresa até o momento em que ele assina o contrato e compra o produto.
E é sobre isso que vamos falar.
Deixe o processo de vendas claro.
Quais são as etapas do processo de vendas? Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não existe verdade universal para essa questão.Algumas empresas fazem o seu processo de vendas com até 9 etapas, enquanto outras enxergam apenas 4 passos para o mesmo processo.
A primeira coisa que é preciso fazer é transformar o processo de vendas em algo tangível para os vendedores e deixá-lo claro. As pessoas precisam saber o que fazer.
O importante é que as pessoas saibam onde estão, quais foram os passos que já foram realizados e quais são os próximos passos.
Só assim as vendas vão acontecer.
Utilize ilustrações para o processo.
Uma coisa é ter claro todas as etapas do processo. O passo seguinte é tornar isso claro e visual para toda a equipe de vendas envolvida entender.Por isso, aconselhamos que você crie um gráfico do processo de vendas da sua empresa.
Deixe-o na sala de reuniões, no salão do comercial, ou em qualquer outro lugar que seja visível para os vendedores entenderem e se localizarem, para saberem aonde estão indo.
Em pouco tempo, o processo de vendas estará tão bem assimilado que eles saberão o que fazer de cabeça.
Faça um acompanhamento na equipe de vendas.
Uma equipe de vendas precisa de reuniões diárias de alinhamento.Isso significa que é preciso acompanhar diariamente como os vendedores estão se relacionando com os clientes e identificar o que é preciso fazer, para que o relacionamento avance para a próxima etapa.
É muito importante repassar o dia anterior pela manhã, ver o que deu certo, o que precisa melhorar e, acima de tudo, aprender com os negócios perdidos (os motivos causaram essa perda).
Acompanhe e meça o desempenho de vendas com um CRM.
Todo vendedor profissional precisa saber a utilidade de um CRM e como utilizá-lo para tirar mais proveito das vendas.Todo software de CRM é um grande parceiro de vendedores e gerentes comerciais, uma vez que ele ajuda no momento de tornar visível o relacionamento e o processo de vendas.
O CRM é uma ferramenta online que permite acompanhar todo histórico do relacionamento com o cliente, além de programar e planejar o que precisa ser feito para que a venda aconteça.
Criar processos de vendas claros e concisos é de grande importância para que a venda aconteça.
São justamento os processos de vendas os responsáveis pela eficácia no relacionamento junto aos clientes e, por uma equipe de vendas de alta performance.Deixar claro para os vendedores o processo de vendas é uma maneira de dizer a eles o que a empresa espera que eles façam em cada etapa.
E isso alinha as expectativas e cria métricas para que a meta seja atingida.
Portanto, se os processos de vendas da sua empresa estão apenas na sua cabeça, trate de colocá-los no papel e deixar claro para todos os envolvidos no relacionamento com os clientes.
Certamente o efeito será positivo.
Fonte.: Agendor CRM Online
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