UM GUIA PARA AVALIAR SUA CARREIRA ATÉ AGORA

Executivo sentado
São Paulo – Faltam apenas cinco meses para  que 2012 dê os seus suspiros finais. Mas o que você fez pela sua carreira nos sete primeiros meses do ano? Em um período de solavancos da economia mundial, a resposta para essa pergunta é essencial para garantir um crescimento sustentável na sua trajetória profissional nos próximos anos.
Pensando nisso, preparamos uma bateria de testes para que você avalie seu desempenho na carreira  até agora. Confira:

Qualificação
Quer se tornar um profissional indispensável? Então, esteja um passo à frente em termos de formação educacional. Isso oferecerá o alicerce necessário para

Agora é a hora de avaliar se você, realmente, domina um segundo idioma. Se ainda não fez especialização, escolher qual o curso que mais responde às demandas da sua área e status profissional. Para muitos, o atual momento da carreira pede uma formação para além mar. Nesses casos, o ideal é descobrir o quanto antes se agora é a hora certa para fazer um MBA internacional.

Comportamento
Nem só de bons resultados numéricos fazem uma carreira bem sucedida. O relacionamento com seus colegas de trabalho, chefia, clientes e outras pessoas do setor também tem um peso importante para um futuro profissional.

Comece avaliando sua reputação no trabalho. Você, realmente, passa uma boa imagem profissional durante o expediente? Sem querer, você já ganhou a fama de chato do trabalho? Ou você é o tipo que contribui para deixar o clima tenso no ambiente profissional?
Por outro lado, suas habilidades de comunicação tem um importante papel para seus relacionamentos e desempenho profissionais. Você sabe se comunicar no trabalho? O que acontece quando você precisa falar em público?
Agora, quando o assunto é rendimento no trabalho você é um profissional improdutivo? Saiba que para conseguir bons resultados é essencial ter uma vida equilibrada. Agora, se você está abdicando da sua saúde pelo trabalho, sinal vermelho. Se a resposta for positiva, avalie se  você está viciado no seu trabalho e qual é o seu nível de estresse.

Networking
Quando o assunto é expansão das suas redes de relacionamento profissional, você é um expert? Seu networking é, de fato, eficiente?  E na hora de vender seu peixe, suas estratégias de marketing pessoal são boas? Agora, avalie sua atuação nas redes sociais: elas são úteis para sua carreira ou só atrapalham?

Balanço
Para começar, avalie seu desempenho. Analise também se você é um profissional inovador. Depois, cheque se sua postura ao longo do ano passado mostra que você tem uma potencial para ser líder e, como consequência, se você está pronto para ser promovido.
Neste ponto, faça o teste e descubra se, com toda a experiência que acumulou nos últimos anos, você é atraente para um headhunter.

Comece a questionar se é hora de fazer uma mudança de rota na carreira. O pontapé para isso é analisar se o seu estilo combina com o da sua empresa e o quanto você está conseguindo equilibrar vida profissional com a pessoal.

Com isso em mãos, decida: está na hora de procurar um novo emprego?
Fonte.: Exame.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp