O que é Marketing Pessoal?
Hoje em dia é bastante comum ouvir falar em Marketing Pessoal, mas a
maioria das pessoas não sabe o que é ou confundem o seu conceito com
autopromoção. A ideia da coluna de hoje é poder esclarecer o que é
afinal o marketing pessoal e como se beneficiar dele da melhor forma
possível.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o marketing pessoal se baseia em
diversos preceitos do marketing propriamente dito, porém aplicado ao
indivíduo e a sua carreira. Vamos definir o marketing como um processo
para tornar um produto mais atraente para que seja o escolhido dentre
outras opções. Transpassando este conceito para a pessoa, podemos pensar
que o marketing pessoal refere-se a como transformar um individuo mais
atraente do que outro aos olhos de um potencial empregador ou de um
cliente.
Para começar a montar um plano de marketing pessoal é preciso se ver
como um “produto”. Fazer uma “pesquisa de mercado”, ou seja, identificar
quais são os principais pontos fortes que se tem, quem gostaria de
comprá-lo e por qual motivo. Depois disso, é necessário pensar na
“promoção”, qual o melhor momento e situação para mostrar o seu valor.
O autoconhecimento é que permite que se tenha conhecimento dos pontos
fortes. Identificando o que se tem de bom torna-se possível compreender
como se é e isto ajudará na venda aos empregadores. Isto significa ter
as armas para conseguir combinar as qualidades identificadas com as
necessidades da empresa.
Exemplos de atitudes que refletem o marketing pessoal são as
entrevistas de emprego onde o entrevistado mostra por que ele é a pessoa
certa para o trabalho e qual o diferencial que irá oferecer ao
empregador caso o contrate. Também ocorre ao montar um portfólio com os
principais trabalhos, quando se oferece treinamento para repassar
conhecimento em que se é especialista, dentre outros.
Assim como o marketing vende uma imagem positiva de um produto, bem
como os seus benefícios para o consumidor, o indivíduo estará vendendo
suas características, capacidades, benefícios e realizações. Além disso,
a embalagem do produto é muito importante para atrair o cliente, por
isso, preocupe-se com a sua apresentação pessoal e tenha uma atitude
positiva. Lembrando que a aparência tem efeito direto na atitude.
Assim como a aparência influencia na imagem que o outro faz de alguém, a
atitude de autoconfiança também exerce forte poder nesta percepção.
Vale ressaltar que autoconfiança quer dizer conhecer e entender a si
próprio e acreditar em sua competência. Uma pessoa autoconfiante não é
perfeita ou a que sabe tudo, pois isto já se refere à arrogância. A
pessoa que confia em si mesma tem uma forte percepção de suas
capacidades e de seus pontos a melhorar, tem orgulho de suas realizações
e agradece por aquilo que conquistou na vida.
Por isso, pare para pensar e refletir sobre si mesmo. Identifique seus
talentos, suas dificuldades e suas principais realizações profissionais e
pessoais. Procure casar isto com a necessidade de mercado para entender
que empresa ou qual mercado terá interesse nas vantagens que você com o
seu perfil, experiência e realizações pode trazer. Aja com confiança,
preserve sua aparência e tenha atitudes positivas.postado por Érica Hüttner Halty
Comentários
Postar um comentário