Corretor de Imóveis - A arte do dialogo com o cliente
A
maioria dos corretores de imóveis tem dificuldade de lidar com clientes
que querem apenas pesquisar e saber mais sobre os imóveis,
principalmente aqueles clientes que visitam o plantão somente para ver o
apartamento decorado. Fazendo assim que o corretor perca sua vez no
atendimento.
Autor: Rony de lima meneses
Esses visitantes mesmo que não comprem o
imóvel são clientes em potencial pois tem o desejo da compra e em uma
oportunidade futura poderá ser seu cliente, ou também pode indicá-lo
para uma amigo que queira adquirir um imóvel, para isso basta que você
crie empatia com esse cliente.
Muitos corretores de imóveis apenas
entregam um cartão de visitas ao cliente e dizem para ele procurá-lo
futuramente se decidir comprar e nem sequer se preocupam em ouvir o
cliente pois já avaliam que ele não gostou do imóvel ou não pode
comprá-lo. Com toda certeza assim que sair do estande ou da imobiliária o
cliente vai jogar o cartão fora e ir a outra imobiliária ou estande.
A grande dificuldade desses corretores de
imóveis é envolver e fidelizar o cliente na hora da visita, pois muitos
já partem para negociação sem saber o real desejo do cliente, o que faz
com que o cliente vá a procura da opinião de outro profissional.
Algumas dicas para fidelizar seus clientes
Mostre ao cliente que você esta interessado
em ajudá-lo a encontrar um imóvel ideal, converse com o cliente e anote
na frente dele tudo o que ele procura, como pretende pagar, opções.
Isso cria um compromisso mental com o cliente pois ele vai sentir que vc
realmente esta preocupado em ajudá-lo a adquirir um imóvel e não terá
necessidade de procurar tanto.
Entre em contato com o cliente quando
encontrar o imóvel que ele procura. Mas muito cuidado com os contato
estipule com o cliente quando e como você pode entrar em contato, pois a
melhor maneira de perder um cliente é entrar em contato na hora errada
ou da forma errada.
Esteja sempre bem vestido pois isso mostra
ao cliente que você se cuida e também e seja pontual pois assim você
também passa confiança ao cliente.
Procure estar atualizado sobre o mercado e a
região onde você atua pois assim terá mais ferramentas para dialogar
com o cliente e responder possíveis duvidas a respeito dos imóveis, da
economia, infra-estrutura e do crescimento da região.
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