Qual é seu valor de mercado?

Se você não recebeu nenhuma proposta de emprego nos últimos tempos, justamente quando o mercado está aquecido, reveja sua atitude

Em recente viagem, estive conversando com alguém sobre a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho brasileiro. Meu interlocutor me dizia que há escassez de perfis para todas as posições, seja no campo de gestão, seja no técnico ou operacional. Alarmado, afirmava que não estamos preparados para crescer na velocidade que se pretende. 

De acordo com tudo o que ele afirmava, resolvi esquentar a discussão e perguntei: 'E você? Quantas propostas para mudar de empresa já recebeu nos últimos seis meses? Se o mercado está tão aquecido, você também está?'. Pelo olhar de surpresa que recebi, já imaginei qual era a resposta. 

O profissional com quem eu conversava, como muitos hoje em dia, é invisível para os empregadores. E isso o torna alguém 'sem valor comercial'. Já pensou nisso? Se você se sente estacionado ou tem dúvidas do seu valor de mercado, chegou a hora de também se fazer diversas perguntas. Onde está errando? O que deveria estar fazendo e não está? Com quem deveria estar se relacionando? De quais grupos de trabalho deveria estar participando? Quais eventos deveria estar frequentando? Costumo dizer que baseamos nossas carreiras em alguns alicerces. 

É determinante construir uma competência reconhecida no mercado, ser proativo no contexto em que você vive e trabalha, saber articular relacionamentos e definir um método para chegar a seus objetivos. Reflita de que forma você está investindo em cada um desses eixos e descubra se também está invisível para a comunidade de possíveis contratantes, tanto dentro de sua atual empresa quanto externamente."



Por.: Pedro Mandelli





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp