Planejamento de vendas para um corretor de imóveis
Veja nossas dicas da importância de um planejamento
de vendas para um corretor de imóveis. Um
vendedor é um dos profissionais que mais precisa ter artimanhas para conseguir
um bom lucro mensal. Em sua maioria, os seus salários são estipulados
por comissão, o que quer dizer que é preciso batalhar e ter um bom planejamento e metas mensais para poder conseguir ter um bom salário ou, ao
menos, o básico para manter as contas em dia. O segredo para boas vendas,faturamento alto
e ser um corretor
de imóveis de sucesso é, sem sombra de
dúvida, ter um planejamento de vendas.
Você
pode não saber ainda como fazer um planejamento de vendas, mas como corretor de imóveis vai nos agradecer
logo após conseguir um úmero redondo e grande em sua conta no fim do mês. Como?
Descubra no texto a seguir:
1
– Sempre se prepare antes de atender a um cliente
Sabe
quando você vai a um médico e ele lembra o seu nome quando você entra no consultório, te deixando feliz por ser reconhecido? Comece por
ali. Claro, tenha sempre pensamento positivo antes de atender o cliente, mas
não custa nada dar uma lida na agenda e saber seu nome, telefone e, se
possível, ter uma prévia de qual modelo de imóvel ele está buscando.
2
– Faça um levantamento completo dos imóveis em seus contatos
Você
precisa estar preparado para oferecer algo bom ao cliente e o básico é saber
quais imóveis você tem em mãos no momento para oferecer. Que tal dá uma boa
lida em seu material de apoio? Talvez você tenha se esquecido de alguma casa ou
flat, sendo melhor olhar ou listar tudo o que tem em mãos para negociar e
assim, se preparar para oferecer algo.
3
– Pesquise imóveis na sua região de atuação
Quem
não gosta de saber que seu concorrente é mais barato ou mais caro? Para isso,
coloque em seu planejamento
de vendas uma pesquisa de mercado no local onde
sua empresa atua.
Umcorretor de imóveis bem
preparado sabe quem são seus concorrentes e quanto eles estão cobrando; assim
sabe quanto realmente vale o seu produto. Desta forma, você poderá realizar um
comparativo com o seu cliente.
Porém,
é preciso ter ética e não denegrir a imagem do imóvel concorrente, apenas
ressalte os pontos fortes do seu produto em relação ao do outro e em valores.
Seja honesto, pois o cliente tem todo o direito de partir para outro imóvel e
pode manchar a sua imagem se não gostar do seu atendimento.
4
– Seja claro e direto e tenha foco
Não
tente vender por vender, seja claro no que está propondo tanto em preços, como
em prazos e especificações. Pensar em uma estratégia e ficar elaborando um
preço aleatório na frente do cliente não é uma forma de passar segurança, mas
sim de mostrar o quão desorganizado você é. Para ajudar a ter foco em suas
reuniões, escreva as informações essenciais e os seus objetivos em uma folha de
papel para posteriormente os ler. Isso vai ajudar na sua desenvoltura na hora
da venda e pode ajudar você a ganhar mais
no fim do mês.
5
– Esteja prevenido contra a negativas
O planejamento de vendas de um
corretor de imóveis deve incluir também
uma resposta negativa. Caso o cliente te diga que não gostou da sua proposta,
esteja preparado para renegociar e tentar diversas abordagens. Faça uma lista
com as possíveis objeções que o cliente apresentará durante a venda e veja como
as prevenir em uma conversa curta. Isso pode ajudar bastante e garantir até o sucesso do negócio.
6
– Escute o cliente sempre
Esta
na verdade não é uma etapa do planejamento, mas uma dica importante. Você pode
ter o seu roteiro de como agir em uma reunião para a venda de um imóvel, mas
precisa ouvir seucliente, pois o que você tem a oferecer pode não ser tão
bom para ele. A melhor pedida é sempre conversar, como em um bate-papo, para
conhecer as expectativas e as necessidades do cliente para pesquisar em seu
arquivo um imóvel mais adequado e até com margem de lucros maior.
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