A força de uma escolha

A mãe de João acordou-o às sete da manhã, dizendo:
- Joãozinho, levante-se! É hora de ir para a escola.

Não houve reposta. Ela chamou de novo e mais alto.
- Joãozinho, acorde e levante-se! Está na hora de ir para a escola!

Mais uma vez não houve reposta. Desesperada, ela foi até o quarto e o sacudiu dizendo:
- Joãozinho, está na hora de se aprontar e ir para a escola!
E ele respondeu:
- Mãe, eu não vou à escola. Há cinco mil alunos lá, e todos eles me odeiam. Não vou à escola.
- Levante-se já e vá para a escola!, respondeu a mãe rispidamente.

- Mas mãe, todas as professoras também me odeiam. Outro dia vi três delas conversando e uma estava apontando para mim. Eu sei que elas me odeiam. Não vou para a escola!

- Arrume-se já e vá para a escola, a mãe ordenou novamente.

- Mas, mãe, não compreendo isso. Por que você quer me colocar naquela tortura e sofrimento de novo?, ele protestou.

- Por duas boas razões: Primeiro, porque você já tem 45 anos e, segundo, você é o diretor da escola!

Creio que muitos de nós, em alguns momentos, já nos sentimos como o Joãozinho. Simplesmente, não querendo enfrentar a escola da vida. Há momentos em que desistir das aulas da vida parece melhor do que encarar os desafios que estão, inevitavelmente, a nossa frente.
Em certos momentos, a nossa vida é recheada de sonhos e objetivos. Alguns, alcançamos até com certa facilidade, outros, no entanto, exigem muito mais de nós. E, por isso, desistimos antes mesmo de tentar.
A dor de continuar, neste caso, é maior que o prazer da conquista. E foi isso que Joãozinho evitou, ao esconder-se. Pessoas como ele, facilmente desistem e acabam desconhecendo o prazer da vitória. Para elas, há sempre uma desculpa adequada para justificarem as suas atitudes. Freqüentemente, alegam que é melhor desistir agora que sofrer mais tarde.
Em contrapartida, conhecemos pessoas que possuem atitudes bem diferentes diante das dificuldades. Parece que quanto maior o problema, maior a dedicação.

Elas usam o seguinte lema:

- Afastar-se jamais. Enquanto houver esperança, certamente haverá algo que possa ser feito.
Perguntamos então qual o segredo que leva as pessoas a viverem uma vida apaixonada enquanto para outros só resta a pergunta: Isto é tudo o que existe?
De fato, há vários motivos, pois o ser humano é muito complexo, porém algo é fundamental: o modo como agimos diante dos fatos. Literalmente, é a qualidade de nossas escolhas.
Vida significa educação sem fim, o que nos remete ao aprimoramento das nossas escolhas sempre. Quando isso for plenamente compreendido, deixaremos de ser meros sobreviventes para então sermos aventureiros de uma jornada assumida e controlada por nós.

Todo prazer que sentimos na vida é fruto da disposição que temos de assumir riscos, de nossa abertura para mudanças e da capacidade de criarmos o que quisermos para nossa vida. A dor que às vezes sentimos pode ser fruto da nossa omissão, justamente por que não buscamos outra escolha. Pense nisso!!!

Por - Gilberto Wiesel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp