VOCÊ É A CHAVE QUE ABRE SUAS PRÓPRIAS PORTAS.

Muitas pessoas esperam pacientemente as oportunidades, e depois reclamam que elas não apareceram. Mas onde está a chave que abre portas nas empresas? Através da mudança de atitudes e ações focadas em resultados, perceberemos que dentro de nós está a chave que abre todas as portas.

Onde moram as oportunidades? Como devo fazer para ser reconhecido e ganhar uma oportunidade de crescimento na empresa em que eu atuo? Será que esta oportunidade irá, um dia, enfim aparecer.
Questões como estas são recorrentes no mundo coporativo moderno. Tenho conversado com muitos profissionais que esperam as oportunidades, atrás de suas mesas e postos de trabalho, e lamentam quando elas não surgem.
Ainda nesta semana, ao terminar uma palestra, fui abordado por uma colaboradora da empresa, que quase em prantos me revelou o motivo de seu desespero nos últimos meses: "Não agüento mais esperar uma oportunidade. Vejo muitas pessoas serem promovidas à minha volta, mas parece que minha vez nunca chega. Lamento profundamente esta situação, porque adoro esta empresa, mas estou pensando em mudar de emprego".
Ao ouvir o se desabafo, pedi que não tomasse nenhuma atitude desesperada e que a responderia na próxima edição da nossa e-zine, e cá estou eu, cumprindo minha promessa em alto em bom tom. Eis sua pergunta: "Eu devo mudar de emprego?". Eis minha resposta:
- Não, minha cara. Não mude de emprego. Mude de atitude!

Não espere atrás de uma mesa que alguém a note. Seja notada. Faça a diferença. Mostre que você é capaz de alçar voos mais altos, e que mantê-la onde você está pode ser um grande desperdício para a empresa.
Ao invés de "lamentar profundamente a situação", como você mesma disse, coloque em suas ações um nuance positivo que só pode ser visto nas pessoas vencedoras. Quem "lamenta profundamente", mais profundamente se insere nas suas derrotas e nos seus problemas. Não conheço ninguém que tenha saído de um buraco olhando para baixo. Levante sua cabeça, e utilize o amor que você declarou ter pela empresa em favor do seu crescimento.
Prepare-se para as oportunidades, e elas fatalmente irão surgir. Ouse investir em si mesma, pois o conhecimento é um bem adquirido que caminhará contigo durante toda sua existência. Invista em um curso, workshop ou treinamento e relacione-se profissionalmente com pessoas que não são do seu convívio diário. Através desta troca de experiências você irá enriquecer o seu conhecimento e sua visão, a somente assim poderá mostrar para sua empresa o quanto você está atualizada com as tendências que nem a própria empresa ainda conseguiu notar.
Aprimore suas habilidades de comunicação em todos os níveis. Seja compreensiva com as pessoas que estão abaixo de você, solícita com as que estão acima e exercite o respeito na tratativa com seus pares. Sendo admirada por todos, suas chances de promoção irão aumentar porque todos desenvolverão a percepção de que você realmente merece.
E quando, dentro de você, toda a lamentação tiver sido substituída pela coragem; quando suas lágrimas tiverem sido substituídas por um olhar focado no futuro; quando suas dúvidas tiverem sido substituídas pela certeza, então, e só então, sua oportunidade aparecerá.
E tudo isso por uma simples razão: as empresas não dão oportunidades para as pessoas. Elas buscam oportunidades nas pessas. Transforme-se nesta oportunidade.

Por Mauricio Louzada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços

Vendas B2B: o que é, como funciona e ferramentas para vender mais

3 estratégias para distribuidores que querem vender pelo WhatsApp