Respeitando seus contatos com emails eficientes

Diariamente, seu cliente recebe dezenas de emails e enfrenta o desafio de separar as ofertas EXCLUSIVAS, dos assuntos tratados com você, ou uma conversa de networking. As coisas precisam fluir e para isso, foco é essencial.
Leo Babauta define que emails curtos são mais efetivos e respeitam o leitor, que recebe as dezenas ou centenas de emails (caso ele tenha se cadastrado em sites de compra coletiva). “Não mais que 5 sentenças!” – é a dica número 1 da lista de regras:


5 sentenças;


Foco no assunto principal;
Faça uma única pergunta;
Edite – se você elaborou 8 sentenças, corte 3 delas;
Link – se você precisar se referir à informações, inclua os links na mensagem;
Poste – se o que você quer compartilhar não está na web, anexe documentos ou inclua as questões no FAQ de seu site / blog.

Não acredito que tratar a comunicação por email como se fosse SMS seja a melhor alternativa o tempo todo. Pode parecer falta de respeito com quem irá receber, ou falta de comprometimento com a mensagem que está sendo enviada. Mas sinceramente, muitas vezes é uma boa opção! Quantas vezes você não recebeu mensagens com um “Att” ao final, mas pareceu que a pessoa não estava nem um pouco interessada no assunto? Aliás, desconfio de muitos “bons dias” e “boas tardes” que recebo…
E quando você mesmo não consegue organizar os emails, priorizá-los é a chave para o sucesso.. O Gmail adicionou a marcação com estrelas e a definição de importância. Como utilizo bastante o Gmail (sou fã das ferramentas do Google – Google Apps), marco as mensagens com estrela para ficar de olho: email de um cliente, um convite para evento, uma conversa de networking.
Assim, seus contatos receberão suas respostas no tempo adequado e você não ficará tão confuso com a lista de mensagens. A premissa “nem muito, nem pouco: apenas o suficiente” se aplica aqui.

por - Gu Paulillo

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